Setecidades Titulo Coluna Memória
O primeiro consórcio intermunicipal Com ele nascia o ABC e... ...a primeira tentativa de unificação

Em 1952, Santo André, São Bernardo e São Caetano unem-se a São Paulo na tentativa de equacionar problemas comuns à região e à Capital

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/01/2022 | 07:46
Compartilhar notícia


Naquele tempo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra eram ainda distritos e ensaiavam vida independente. Por iniciativa de um partido político, a UDN (União Democrática Nacional), planejava-se a realização do I Congresso dos Municípios Industriais.

Os municipalistas listavam 14 itens que preocupavam as autoridades de São Paulo e ABC:

1 – Transportes e comunicações regionais com São Paulo.
2 – Necessidade de unificação do serviço telefônico.
3 – Cemitérios: vilas da Capital dependentes de São Caetano.
4 – Água.
5 – Esgotos.
6 – Retificações dos rios de divisas e demarcação das divisas naturais.
7 – Serviços de iluminação pública.
8 – Criação de Comarcas – o ABC era dependente da Comarca de São Paulo.
9 – Bombeiros regionais – o ABC dependia de São Paulo e de indústrias locais que organizavam destacamentos próprios.
10 – Unificação do sistema tributário.
11 – Licenciamentos de veículos e assuntos de trânsito.
12 – Trens de subúrbio.
13 – Ensino.
14 – Assistência social e pronto-socorro.

Em síntese: era preciso estudar e debater problemas comuns objetivando soluções que atendessem aos interesses da população.

SEPARAR PARA UNIFICAR
A questão chegou a ser abordada em editorial do jornal “O Estado de S, Paulo” (Notas e Informações, 18-1-1952, p. 3):

Os três municípios vizinhos constituíram até pouco tempo atrás uma unidade municipal, separando-se recentemente, por vontade de suas populações, homologada pela Assembleia Legislativa. Mas não se separaram os seus serviços e os seus interesses, que continuaram paralelos, quando não interseridos em rede inextricável.

Animados em intensa vida própria, ligam-se à Capital como se fossem seus arrabaldes, pelas indústrias, pelo comércio, por todas as relações sociais que possam prender as cidades à sua metrópole.

O trânsito de passageiros, o tráfego de mercadorias, as comunicações postais e telefônicas, os serviços públicos em geral desconhecem as divisas municipais para formar no âmbito econômico e social um todo indivisível.

E quase tudo está por fazer, como na Capital. São enormes as dificuldades de que padecem as três cidades, a começar pelo abastecimento de água e pela rede de esgoto.

O CONGRESSO

Há notícias de pelo menos duas sessões prévias realizadas para a preparação do Congresso Intermunicipal, em 17 e 29 de janeiro de 1952, presididas por nomes como os de Plínio de Queiroz e professor Almeida Junior.
Uma comissão técnica foi constituída para organizar o regimento do congresso, com três nomes da UDN do ABC: Francisco Almeida Claro, Mauro Corvello e Pedro Borali, marcando-se a realização do congresso para 28 de fevereiro de 1952 – 70 anos atrás.

Foto – Estadão Acervo (6-1-1852)

RUMO AO FUTURO. Anúncio da Ford em 1952: uma nova fábrica em São Paulo e o nascente sistema rodoviário estadual representado pela Via Anchieta

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quarta-feira, 19 de janeiro de 1972 – Ano 13, edição 1744

POLÍTICA – Tempo do bipartidarismo. Arena e MDB elegiam seus diretórios, de acordo com a nova Lei dos Partidos. Em Santo André, Antonio Braga era reeleito presidente da Arena. Idem Guilherme Feriani, em São Bernardo. Claudio Mussumeci assumia a Arena de São Caetano, Adaquir Prisco a Arena de Ribeirão Pires e Josino Godoi a Arena de Rio Grande da Serra. Pelo MDB, José Waldemar Romaldino em Ribeirão Pires e Narciso Lopes de Carvalho em Rio Grande da Serra.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 19 de janeiro de 1992 – Ano 33, edição 7966

PING-PONG – A jornalista Cleide Silva entrevistava o industrial Abraham Kasinski, e resumia o longo bate-papo com o seguinte título: “Cofap profissionaliza e evita demissões”. “A maior fábrica de autopeças da América Latina entra na terceira fase do processo de reformulação administrativa”, informava Cleide.
A entrevista é ilustrada com belas fotos feitas pelo repórter-fotográfico J. B. Ferreira. As imagens formam entre milhares de relíquias mantidas pelo Banco de Dados do Diário.

EM 19 DE JANEIRO DE...

1947 - Com 6.140 votos, o marceneiro Armando Mazzo, de Santo André, é eleito deputado estadual, Constituinte, na legenda do Partido Comunista do Brasil.

1982 – Morre, em São Paulo, a cantora Elis Regina

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Praia Grande. Do tupi-guarani, Peabuçu. Separa-se de São Vicente e é instalado em 19 de janeiro de 1967.

Pelo Brasil: no Rio Grande do Norte, Caiçara do Rio do Vento e Pedra Preta; no Piauí, Fartura do Piauí; no Maranhão, Guimarães; e em Minas Gerais, Tiradentes.

HOJE
Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Depilador e Maquiador

SANTOS DO DIA
Canuto
Odilo (França 962-1049). Arcebispo de Lion.

MARIO. A memória de São Mário está ligada ao martírio do século terceiro. Junto com ele está a memória de outros mártires: Marta, sua esposa, Audifax e Ábaco, supostamente seus filhos e o padre Valentim. Os cinco testemunhos foram narrados cerca de um século depois dos fatos, o que dificulta separar fatos de tradições orais

Falecimentos 

MICHELE PERRICONE
(Itália, Sicilia, Agrigento, Lucca Sicola, 15-8-1939 – Santo André, 15-1-2017)
Há cinco anos Memória noticiava a partida do presidente da Sociedade Cultural Brasilitalia, de São Bernardo. Michele Perricone dizia: “A Brasilitalia era a sua segunda casa”.

Santo André

Andree Loverdos, 94. Natural do Egito. Residia no bairro Campestre, em Santo André. Pensionista. Dia 16. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Apparecida Conceição Farias, 93. Natural de Campinas (São Paulo). Residia no Jardim Maria Helena, em Barueri (São Paulo). Dia 14, em Santo André. Cemitério Municipal de Barueri.

São Bernardo

Antonio Molina Perez, 85. Natura de Severínia (São Paulo). Residia no bairro Demarchi, em São Bernardo. Dia 14. Jardim da Colina.

São Caetano

Dovirges Borrachini Papasidero, 90. Natural de Monte Aprazível (São Paulo). Residia na Vila Paulo Silas, em São Paulo, Capital. Dia 15, em Santo André. Cemitério das Lágrimas.

Diadema

Gustavo Marques Rodrigues, 96. Natural de Potirendaba (São Paulo). Residia no bairro Eldorado. Dia 14. Vale da Paz.

Mauá

Celina de Souza Pereira, 61. Natural de Brumado (Bahia). Residia na Vila Magini, em Mauá. Dia 11, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Delza dos Santos Ferreira, 62. Natural de Açucena (Minas Gerais). Residia na Quarta Divisão, em Ribeirão Pires. Dia 9. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;