Palavra do Leitor Titulo
Pesquisas e dispositivos móveis

Todos os dias os meios de comunicação nos bombardeiam com diversos tipos de pesquisas. Geralmente, os levantamentos são...

Por Dgabc
04/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Pesquisas e dispositivos móveis

Todos os dias os meios de comunicação nos bombardeiam com diversos tipos de pesquisas. Geralmente, os levantamentos são quantitativos ou qualitativos e são encomendados para conhecer o comportamento de uma parcela da população ou de todos, como no Censo. Com os dispositivos móveis, os institutos que realizam esses estudos ganharam grande aliado, já que esses aparelhos facilitam muito a coleta das informações.

Antigamente, os profissionais iam para as ruas com várias folhas, que depois de preenchidas eram entregues para outros profissionais. Estes digitavam as informações para que o sistema pudesse cruzar os dados e mostrar os resultados. Imagine as dificuldades de realizar pesquisa num dia chuvoso, correndo o risco de molhar os formulários. Ou se a letra do profissional não fosse legível, como passar os dados corretos para o sistema? Com os dispositivos móveis todo esse processo ficou muito mais prático. Ao invés de folhas, os pesquisadores carregam aparelho no qual vão inserindo as informações. Tudo isso foi muito importante para diminuir a margem de erro, o retrabalho e, principalmente, agilizar a divulgação dos resultados - e isso em qualquer tipo de pesquisa.

Neste período eleitoral em que estamos, quanto mais rápidos os resultados das pesquisas de intenções de voto são divulgados melhor para os candidatos, que podem reavaliar suas estratégias de campanha. Com a facilidade dos equipamentos móveis também é possível ter informações mais detalhadas. O candidato a prefeitura pode saber a sua popularidade por bairros, por exemplo.

As empresas costumam realizar pesquisas de clima organizacional, que são importantes para avaliar a motivação, a produtividade individual de cada funcionário e a interação coletiva entre eles. Os resultados ajudam a descobrir os fatores que dificultam a manutenção de clima produtivo e que providências podem ser tomadas para manter o equilíbrio no relacionamento dentro do ambiente de trabalho.

O uso da mobilidade em processos de pesquisas faz a diferença nos resultados finais e nas estratégias adotadas. Os institutos de pesquisa ganharam muito com os dispositivos móveis. E com tanta agilidade e facilidade, cada vez mais empresas e instituições podem se valer das pesquisas na hora de tomar decisões.

João Moretti é diretor-geral da MobilePeople.

Palavra do Leitor

Pesquisa

Nos resultados das pesquisa para prefeito em Santo André percebe-se clima de ‘já ganhou' de Aidan Ravin, a confiança da militância e o poder econômico de Carlos Grana para ir ao segundo turno. Por outro lado, o terceiro colocado Raimundo Salles faz-se presente em todas regiões andreenses na sola de sapato e conversas ao vivo com eleitores, o que pode ser grande definição. Não podemos esquecer que ele facilmente atinge marcas acima de 70 mil votos. Como na virada histórica do PTB em 2008, podemos ter surpresa no primeiro turno. É esperar para ver!

Osvaldo Praxedes, Santo André

Promoção

Fui contemplado na promoção Vá ao Teatro Com o Diário e tive o prazer e satisfação de assistir à espetacular peça Primo Basílio - o Musical, que foi magnífica. Com canções da bossa nova e excelente elenco, foi um colírio para os olhos e massagem para os ouvidos. Muito obrigado pela oportunidade! Dá orgulho de ser assinante deste Diário, tanto pela qualidade jornalística como em promoções como essas. Parabéns!

Francisco José de Souza Ribeiro, São Caetano

Fim da baixaria?

Felizmente, nos últimos dez dias não tenho visto ou ouvido tanto xingamento entre os apoiadores das duas candidaturas que estão na frente em São Caetano. É possível que os candidatos tenham puxado as orelhas dos seus subordinados, ou melhor ainda, os próprios subordinados perceberam que esta baixaria é extremamente prejudicial. Morri de vergonha pelo que se transformou a eleição em minha querida São Caetano. Tanto que não sei como a terceira candidatura não subiu igual rojão. É isso que costuma acontecer quando a baixaria se torna generalizada. Meu coração sentiu que precisava divulgar isso. Simples assim.

Humberto Domingos Pastore, São Caetano

Resposta

Em resposta à carta do leitor Charles França (EMTU, dia 29), informamos que, de janeiro a setembro de 2012, foram realizadas 2.575 ações de fiscalização da EMTU-SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na área cinco da região metropolitana de São Paulo, que corresponde aos sete municípios do Grande ABC. O total de apreensões nesse período chegou a 60 veículos. Acrescentamos que a frota total das 19 empresas que operam no sistema intermunicipal da região é de 1.204 veículos.

EMTU-SP

Analisando

Está chegando a hora de colocarmos o voto na urna. Devemos analisar bem os candidatos, os que votaram pelo aumento das cadeiras, pelo reajuste do próprio salário, que criaram mordomias, projetos apresentados, se tiveram alguma utilidade, se compareceram nas assembleias, se atenderam devidamente o eleitor, ou utilizaram a Câmara em proveito próprio etc. O comércio político, o poder, custa, mas rende. E muito! Os vereadores e prefeitos que aí estão, há muito tempo já sabemos o que fizeram, o que prometeram, o quanto aumentaram os tributos, a receita arrecadada com diversas multas que, aliás, nunca soubemos do montante e onde o dinheiro foi aplicado.

Élcio Antonio Cavalho, São Caetano

Voto (in)útil

Apelar para voto útil no primeiro turno e esquecer que é do partido do Mensalão é muita afronta. Fora, corrupção!

Tania Tavares, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;