Setecidades Titulo
Polícias da região ganham reforço nos próximos dias
Raymundo de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
26/05/2002 | 18:53
Compartilhar notícia


A Secretaria Estadual de Segurança Pública vai entregar 73 viaturas para as polícias Civil (17) e Militar (56, sendo dez motocicletas) do Grande ABC nos próximos dias. Além do aumento no número de viaturas, a PM da região também vai receber reforço no número de policiais até o início do próximo ano. Mas a média policial/habitante ainda vai se manter bem abaixo da considerada ideal pela ONU (Organização das Nações Unidas). O índice ideal é de um policial para cada 250 moradores. Atualmente a média na região é de 1 policial para cada 482,2 pessoas e com o aumento de 585 PMs previsto até março do ano que vem passará para um policial para cada 430,6 habitantes.

Santo André será a cidade da região que receberá mais viaturas. Para o município serão enviados 15 carros para a Polícia Militar e cinco para a Civil. Diadema terá 12 novas viaturas para a Polícia Militar e seis para a Civil. A PM de São Bernardo vai receber dez novos carros e os policiais civis terão seis veículos. Para a Polícia Militar de Mauá serão encaminhadas seis viaturas e a PM de Ribeirão Pires vai ganhar três carros novos. As dez motocicletas serão distribuídas para uso no patrulhamento de policiais militares na região.

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, os critérios para definição de quantas viaturas serão enviadas para cada município levam em conta a população e a quantidade de crimes cometidos em cada cidade. A definição é feita pelos comandos das polícias Civil e Militar da Região Metropolitana.

Estagiários – Conforme informações do comando da Polícia Militar na região, 200 estagiários serão contratados para substituir policiais militares que atualmente ocupam funções administrativas na corporação, e 56 policiais femininas devem deixar a escola de formação e ser integradas ao policiamento ostensivo em julho. O comando também informou que 170 policiais masculinos se formam em março do próximo ano para se integrar ao quadro.

Em julho, o governo estadual deve publicar um edital de concurso para admitir mais 159 policiais, de ambos os sexos, para a região, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública.

No Grande ABC, o melhor índice de policiais, tanto civis quantos militares, por habitantes é o de São Caetano (1 policial para cada 377,78 moradores) e o pior é em Rio Grande da Serra (1 para cada 862,58 habitantes). Em Santo André, há um policial para cada 410,44 moradores. Em São Bernardo, a proporção é de um para 458,09. Em Diadema, um policial para cada 539,37 habitantes; em Ribeirão Pires 1/544,31; e em Mauá, 1/729,7.

Na região, o índice médio de policiais em relação ao número de habitantes atualmente é de 1/560.

Investigação – Parte das 17 viaturas que serão entregues à Polícia Civil da região é composta por veículos descaracterizados, carros sem logotipos da corporação, que serão usados na investigação de crimes como seqüestros, tráfico de drogas e homicídios. A entrega de veículos descaracterizados é uma antiga reivindicação de delegados.

Segundo o delegado seccional de Santo André, Dejar Gomes Neto, 80% dos carros usados pelos policiais civis deveriam ser descaracterizados para facilitar o trabalho investitivo. “Nós precisamos de carros simples para não chamar a atenção durante uma investigação”, afirmou o delegado. Segundo o seccional de São Bernardo, Mário Jordão Toledo Leme, as seis novas viaturas que serão enviadas para a seccional representam quase 10% do total de carros usados pela polícia para São Bernardo e São Caetano, municípios que fazem parte da seccional. Segundo o seccional, o aumento de viaturas descaracterizadas é uma reivindicação antiga da delegacia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;