Cotidiano Titulo Sua Saúde
Dezembro Laranja

Dezembro é o mês de combate e prevenção ao câncer de pele

Por Leo Kahn
16/12/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


Dezembro é o mês de combate e prevenção ao câncer de pele. Faz três anos que a Sociedade Brasileira de Dermatologia colore o Brasil de laranja contra o câncer de maior incidência no mundo. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a cada ano cerca de 140 mil casos novos acometem os brasileiros, atingindo 25% de todos os diagnósticos da doença no Brasil.

O tipo mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, mas os números alarmam. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença. Nos Estados Unidos estimam-se 2 milhões de casos novos a cada ano.

Essa doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem em camadas e, de acordo com a camada afetada, definimos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e espinocelulares, o mais raro e letal dos carcinomas é o melanoma, tipo mais agressivo de câncer da pele.

Os raios ultravioletas são os principais responsáveis pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada á exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento.

Apesar da incidência elevada, o câncer da pele não melanoma tem baixa letalidade e pode ser curado com facilidade se detectado precocemente.

Tipos:
CBC (Carcinoma Basocelular) – É o mais prevalente dentre os tipos de câncer. Surge nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele). Tem baixa letalidade, e pode ser curado em caso de detecção precoce. São mais frequentes em regiões mais expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas.
CEC (Carcinoma Espinocelular) – É o segundo mais prevalente dentre os tipos de câncer, acomete as células escamosas, que constituem a maior parte das camadas superiores da pele. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas expostas ao sol, como orelhas, rosto, couro cabeludo, pescoço etc. O CEC é duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres.
Melanoma – Tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Embora o diagnóstico traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando o diagnóstico é feito precocemente. Sua aparência é de pinta ou de sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos.

Fatores de risco:
Exposição solar.
Idade e sexo.
Características da pele.
Histórico familiar.
Histórico pessoal.
Imunidade diminuída.

Sinais e Sintomas
CBC: Tem aparência perolada, como se fosse recoberto de cera.
Pode ser branca, rosa-claro, bege ou marrom.
Sangra com facilidade.
Se parece com uma ferida que não cicatriza.
Pode formar crosta e vazar algum líquido.

Espinocelular: Mostra sinais de dano solar na pele, como enrugamento, mudanças na pigmentação e perda de elasticidade.
Tem cor avermelhada.
Tem aparência mais endurecida, com descamação e crostas no local, podendo vazar algum líquido.
Tem crescimento rápido (em geral meses).
Se parece com uma ferida que não cicatriza.

Melanoma: Mudança em uma mancha ou pinta existente.
O desenvolvimento de uma nova mancha ou pinta bem pigmentada ou de aparência incomum em sua pele.
Outras mudanças suspeitas podem incluir coceira, comichão, sangramento e a não cicatrização da área.

Saiba mais:
Existe regra didática para os pacientes, cujo objetivo é reconhecer um câncer de pele em seu estágio inicial:
Assimetria: imagine divisão no meio da pinta e verifique se os dois lados são iguais. Se apresentarem diferenças deve ser investigado.
Bordas irregulares: verifique se a borda está irregular, serrilhada, não uniforme.
Cor: verificar se há várias cores misturadas em uma mesma pinta ou mancha
Diâmetro: veja se a pinta ou mancha está crescendo progressivamente.
Utilize chapéu, camiseta e protetor solar.
Evite a exposição solar e permaneça na sombra entre 10h e 16h (horário de verão).
Na praia ou na piscina, use barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de náilon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
Use filtros solares diariamente que tenham no mínimo um fator de proteção solar 30.
Reaplique o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre.
Observe regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
Procure um dermatologista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;