Internacional Titulo
Tribunal inicia interrogatórios de autoridades do governo de Saddam Hussein
Por Da AFP
16/12/2004 | 08:35
Compartilhar notícia


Os juízes de instrução do Tribunal Especial Iraquiano (TSI) iniciaram nesta quinta-feira o interrogatório de autoridades do governo de Saddam Hussein, na presença de observadores internacionais.

"O processo judicial se desenvolverá de acordo com a lei iraquiana e com os critérios internacionais. Todos aqueles cujas audiências começarão em breve terão seus advogados presentes nos interrogatórios", explica o TSI.

O primeiro-ministro iraquiano, Iyad Alawi, anunciou na terça-feira que Saddam Hussein e 11 autoridades de seu regime, presos em uma base militar americana próxima de Bagdá, comparecerão ao tribunal na próxima semana.

Na quarta-feira, o ministro da Defesa, Hazem Chaalan, anunciou que Ali Hasan al-Majid, conhecido como ‘Ali Químico’, conselheiro e primo de Saddam Hussein, será o primeiro a comparecer ante o juiz.

Criado pela coalizão liderada pelos Estados Unidos em dezembro de 2003, o TSI julgará as pessoas suspeitas de "genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e violações às leis iraquianas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;