Economia Titulo
Grécia recebe 1ª tranche de pacote de resgate e paga dívida ao BCE
20/08/2015 | 05:11
Compartilhar notícia


A Grécia recebeu hoje uma primeira tranche de 13 bilhões de euros (US$ 14,5 bilhões) que integra o terceiro pacote de resgate obtido de seus credores internacionais. O desembolso, que já era esperado, foi confirmado pelo Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês).

Do total recebido, 12 bilhões de euros serão destinados para o pagamento de dívidas e o restante para acertar contas atrasadas com fornecedores do setor público.

Segundo uma fonte do governo grego, Atenas pagou ao Banco Central Europeu (BCE) uma dívida de 3,2 bilhões de euros que vencia nesta quinta-feira.

Sem o pacote de resgate, o terceiro da Grécia em pouco mais de cinco anos, Atenas seria forçada a dar calote em suas dívidas e estaria sujeita a ser expulsa da zona do euro.

O novo pacote tem valor total de 86 bilhões de euros (US$ 95,6 bilhões) e o desembolso dos fundos depende da implementação pela Grécia de uma série de reformas, que incluem cortes de gastos e aumentos de impostos. Um próximo desembolso, de 3 bilhões de euros, está previsto para o fim de novembro, desde que Atenas siga as condições previstas no acordo com seus credores.

Outros 10 bilhões de euros foram depositados numa conta à parte e poderão ser usados, a pedido da Grécia, para a possível capitalização de bancos. Fontes: Dow Jones Newswires e Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;