Internacional Titulo Disputas territoriais
Taiwan propõe plano para reduzir tensões sobre Mar do Sul China
Por
26/05/2015 | 03:14
Compartilhar notícia


O presidente taiwanês, Ma Ying-jeou revelou nesta terça-feira um plano para acalmar as tensas disputas territoriais sobre o Mar do Sul da China, uma região rica em recursos naturais.

Segundo o plano de Ma, os países que hoje reivindicam para si o território se juntariam para explorar conjuntamente seus recursos.

"Enfatizamos que, em áreas onde a soberania não pode ser dividida, os recursos devem ser partilhados", disse em um discurso ao fórum de pesquisa da região da Ásia e Pacífico.

Além da China e de Taiwan, Brunei, Malásia, Vietnã e Filipinas disputam os 3,5 milhões de quilômetros quadrados da região.

A iniciativa taiwanesa, no entanto, deve encontrar alguma dificuldade de aceitação, uma vez que muitos países não tem relações diplomáticas com Taipei. A China reivindica soberania sobre Taiwan, e usa seu poder político e econômico para impedir que países tenham relação diplomáticas com a ilha. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;