Memória Titulo Memória
Festa na Associação. Como nos velhos tempos

Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo realizou a 1ª Festa Alemã

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo realizou a 1ª Festa Alemã, em seu salão nobre. O evento justificou as grandes realizações da Associação, iniciadas no ano de sua fundação, 1957.

Quando lançamos o livro dos 50 anos da Associação, fizemos questão de registrar o maior número de festas possível em cinco décadas de história. Agora temos mais uma registrada.

Encontramos muitos amigos da Prefeitura de São Bernardo, guiados que fomos pelo vice-presidente, Vitório Stocco, amigo de longa data. Lá estava o filho do saudoso Gumercindo Ferreira da Silva, subdelegado nos tempos de Tereza Delta. E também Carlos Alberto Massura.

Massura e Stocco iniciaram suas vidas profissionais na Prefeitura, como guardinhas da secretária Rita Zincaglia. E uma ideia surgiu, levantada por Massura: reunir o maior número possível dos antigos patrulheiros, em mesa-redonda, com suas fotos e recordações.

O projeto dos guardinhas deu certo. Todos se formaram, constituíram famílias. E iniciaram vida ativa profissional antes dos 14 anos, quando a cidade se transformava em metrópole, alguns anos atrás – digamos, quase meio século atrás. Aguardem novidades.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 7 de dezembro de 1983 – ano 26, nº 5384

Manchete – Chove uma hora e região fica inundada. Pela primeira vez entra em ação o ‘Aquarique’, veículo anfíbio concedido para emergências como esta e que socorreu 100 pessoas no bairro Prosperidade.

SANTOS DO DIA

- Ambrósio de Milão. Bispo e doutor da Igreja. Faleceu em 397.

- Eutiquiano

- Fará

- Maria Josefa

- Martinho

EM 7 DE DEZEMBRO DE...

1973 – Indústria Oxiteno inaugurada em Mauá.

– Firmado convênio entre prefeitura e governo estadual para construção do novo prédio do Fórum de Santo André.

HOJE

- Dia Nacional do Cirurgião Plástico.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo. O Dia Mundial da Propaganda e as histórias do publicitário Alex Periscinoto. As moedas que já circularam no Brasil. Moedas em forma de guitarra, animais, carros antigos e motocicletas. O som de Frank Zappa. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio USP (FM 93,7) – Memória. As origens do programa humorístico PRK-30. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Único programa de rádio que divulga as atividades e necessidades das instituições de benemerência da região. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

Everest FM, comunitária (87,5) – Programa Classe M. Produção e apresentação: Marco Antonio Paes. Hoje, das 13h às 16h30, para uma faixa geográfica situada entre Santo André, São Caetano e São Paulo. Ao vivo: www.everestfm.com.br .

Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Hoje: banda do saxofonista Johnny Hodges. Cantores George Benson e Helen Humes: amanhã: a música de Jerome Kern, interpretada por vários artistas. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

Rádio USP (FM 93,7) – USP Especiais. A trajetória de Martinho da Vila. Ele foi o vencedor do desafio do mês. Produção e apresentação: Cido Tavares. Hoje, às 20h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. A trajetória de Pedro Luiz, um dos maiores narradores esportivos do Brasil.  Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

GERALDO FRANZÉ

(São José do Rio Pardo, SP, 5-5-1935 – São Bernardo 6-12-2013)

Professor José Geraldo Franzé educou até o fim. Com a vantagem de atuar num segundo campo, além da Educação clássica: o rádio. Estreou na antiga Rádio Independência, de São Bernardo, em 1959, como locutor comercial e apresentador de programas. E criou o Clubinho Infantil, em 1964, que o projetou em toda São Bernardo.

Com o Clubinho Infantil, professor Franzé percorreu várias vezes a cidade. Nos bairros, chamava as crianças a participarem. Uma festa.

Aqui em Memória, sempre que focalizamos o professor Franzé, recebemos mensagens desta ou daquela criança, hoje adultos, que participaram do Clubinho do professor Franzé.

E o professor Franzé partiu. Ultimamente, participava dos encontros mensais realizados na Seção de Memória e Acervo da Prefeitura. Sua foto faz parte da árvore de Natal da repartição, ao lado dos demais participantes. Ele foi sepultado ontem, no Jardim da Colina. Filho de Francisco Franzé e Apparecida Chiavoni Franzé, deixa a mulher, Shirlei Feltram Franzé, e os filhos Francisco, Marco e Luiz. Deixa também composições musicais gravadas, poesias e um livro inédito com suas memórias.

SANTO ANDRÉ

Isaura Pereira de Meirelles Couto, 102. Natural de Mendes (RJ). Dia 5. Cemitério Camilópolis.

Sebastiana Lino Ferreira, 88. Natural de Lorena (SP). Dia 4. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

João Juelli, 88. Natural de Bocaina (SP). Dia 1º. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Hercilia Barbosa Belini, 80. Natural de São José do Rio Preto (SP). Dia 5. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Moacir Zanelato, 79. Natural de Nhandeara (SP). Dia 1º. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

José de Andrade Mota, 72. Natural de Martinópolis (SP). Dia 3. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Jurandir Magrini, 68. Natural de Santa Mariana (PR). Dia 3. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Valdemir Franguelli, 58. Natural de Laranjal Paulista (SP). Dia 2. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

SÃO BERNARDO

Neusa Beloto Lavardi, 73. Natural de Araras (SP). Dia 1º. Jardim da Colina.

José Ferreira Gonçalves, 56. Natural de Ouro Verde de Minas (MG). Dia 1º. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO

Júlia Rodrigues Pereira, 93. Natural de Capivari (SP). Dia 1º. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

MAUÁ

José Saturnino da Silva, 64. Natural de Riacho das Almas (PE). Dia 2. Vale dos Pinheirais.

RIBEIRÃO PIRES

Sonia Antonia Ribeiro dos Santos, 84. Natural de Silvania (GO). Dia 29. Cemitério São José.

Raquel Carneiro Oliveira, 76. Natural de Conceição do Coite (BA). Dia 3. Cemitério São José.

Severina Ribeiro da Silva, 68. Natural de Belo Jardim (PE). Dia 2. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;