Política Titulo
Diadema sedia congresso popular
Leandro Baldini
Da Sucursal de Diadema
24/11/2007 | 07:13
Compartilhar notícia


O município de Diadema sedia até domingo a 5ª edição do Congresso Paulista de Participação Popular.

A ação é organizada pelo Fórum Paulista de Participação Popular - composto por integrantes de movimentos e organizações da sociedade civil, mandatos parlamentares e prefeituras. De acordo com o diretor do Núcleo de Participação Popular do município, José Tadeu Mota, o encontro, reúne cerca de 30 cidades do Estado e tem como característica principal a troca de experiências. “É muito importante dar continuidade a esta realização. Diadema é marcada pela participação popular em suas administração. É uma fórmula que deu certo e por isso buscamos sempre a participar”, afirma.

De acordo com Mota um dos resultados com mais sucessos nessa questão foi a viabilização da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema). “Há pouco mais de 10 anos um grupo de mulheres reclamava da qualidade da água e do alto preço e organizaram um grupo para reivindicar melhorias. A administração tomou ciência e conseguiu proporcionar uma autarquia municipal, que funciona a 12 anos”, explica Mota.

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito pelo PT Mário Reali é coordenador da Frente Parlamentar de Participação Popular e aborda como tema principal as experiências das audiências públicas organizadas pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa. “É uma realização muito importante. Este ano estão sendo realizados muitos encontros para elaboração do Orçamento Estadual”, afirma.

“As experiências das discussões regionalizadas demonstram a necessidade de aprofundar a participação da sociedade organizada e dos poderes públicos locais. Porém é necessário ter recurso e transmitir a realidade para a população”, complementa Reali.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;