Internacional Titulo
Equipe descobre gene de defesa contra vírus HIV
Do Diário OnLine
15/07/2002 | 14:07
Compartilhar notícia


Uma equipe de cientistas americanos e ingleses descobriu um gene – denominado de CEM15 – que resiste ao vírus HIV, de acordo com uma reportagem da revista Nature. Ele é neutralizado, porém, pela proteína VIF que está presente no vírus da Aids.

O papel dessa proteína é essencial na multiplicação do HIV, segundo os cientistas. O professor Michael Malim, um dos integrantes da equipe da doutora Anny Sheeby, da Universidade da Pensilvânia, estudou células infectadas com HIV, mas que não apresentavam a proteína.

Nesse caso, o gene CEM15 impede a multiplicação dos vírus da doença. "Nossas pesquisas identificaram o CEM15 como um elemento-chave deste sistema. Se encontrarmos um meio para bloquear a ação do VIF, ele deixaria o gene CEM15 trabalhar corretamente para impedir a difusão do HIV", explica Malim.

Os medicamentos contra a Aids atuam bloqueando enzimas que possibilitam a reprodução do vírus no organismo. Eles são capazes de reduzir o vírus no sangue a um nível quase impossível de ser detectado, mas não o elimina completamente.

"Os tratamentos baseados em outra proteína-chave do vírus, a proteína ENV, que permite o HIV penetrar nas células e infectá-las, estão sendo provados com certo sucesso em ensaios clínicos", afirma Malin.

Desse modo, ele conclui que, a partir das pesquisas sobre o VIF, pode ser encontrado um novo de meio de combater o vírus da Aids.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;