Setecidades Titulo
Skate ajuda internos da Fundação Casa se integrar à sociedade
Por Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
23/07/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Aulas de skate mensais integram as medidas socioeducativas propostas pela Fundação Casa para reinserir adolescentes à sociedade. Ontem, um grupo de 18 meninos entre 15 a 17 anos em regime de internação na unidade de Ferraz de Vasconcelos participou de uma atividade prática nas pistas do Parque de Esportes Radicais, em São Bernardo. Outras quatro visitas serão feitas até 1º de agosto.

Coordenados pelo professor Sandro Soares, responsável pelo projeto Skate da Casa, os garotos desceram as pistas divididos em grupos de seis. Apesar de ser uma atividade esportiva, o professor skatista acredita no efeito terapêutico da brincadeira. "Vim da periferia e conheço o que estes meninos enfrentaram. Se não fosse o skate na minha vida, poderia ter tido grandes problemas."

Sandro Soares explica que a aula ao ar livre e o bom comportamento dos alunos servem tanto para mostrar sua aptidão ao convívio social quanto para transformar a imagem negativa criada sobre eles.

Fernando (nome fícticio), 18 anos, concorda com o mestre. "Queremos mostrar quem somos. Às vezes fazem uma imagem ruim da gente", diz ele, que morava em Mauá, antes de ir para Ferraz de Vasconcelos há sete meses. "Eu errei, mas estou pagando por isso e ocupo a cabeça. Estou preparado para uma vida nova"

Os amigos Josué e Roberto (nomes fictícios), ambos com 16 anos, também sonham com um futuro diferente impulsionado pelo esporte. "O skate mostra que com força de vontade podemos tudo", conta Josué, interno da Fundação há cinco meses. "Quero arrumar um emprego e continuar a andar de skate. A pista aqui é excelente e quero voltar quando puder", diz Roberto, que entrou Casa no início do ano.

Quem também aproveitou o sol da manhã de ontem para trocar dicas de manobras ao lado dos jovens da Fundação foi o estudante José Henrique Alves Freitas, 15 anos, morador do bairro Ferrazópolis. Ele conhecia o projeto Skate da Casa de uma reportagem na televisão. "Gosto de fazer amizades e respeito todo mundo, mesmo quem já errou. Além do mais, aqui todo mundo é igual - cai e se arranha do mesmo jeito."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;