Esportes Titulo
Nos passos de Cielo, garotada cai na água
Por Henrique Munhos
Especial para o Diário
07/06/2011 | 07:02
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


Cerca de 360 crianças de 7 a 18 anos pularam na piscina do Complexo Esportivo Lauro Gomes para as primeiras disputas dos 28º Jogos Escolares de São Caetano. Entre federados e amadores, o espelho da maioria das crianças é o campeão olímpico e mundial César Cielo.

Desde os 3 anos, Giorgio Zaffani pratica natação. Campeão dos 100 m livre na tarde de ontem, o jovem, estudante do colégio Objetivo, deseja se profissionalizar. "O César Cielo é meu grande ídolo no esporte. O admiro antes mesmo dele se tornar campeão olímpico e conhecido por todo o País," afirmou.

A idolatria por Cielo não fica restrito aos meninos. Tereza Ponce, 14, estudante do colégio Olyntho Voltarelli, também tem o nadador como a maior referência. A menina, que nada desde os 4 anos e foi campeã dos 50 m costas, almeja a profissionalização desde 2010, quando se tornou federada. "Com muito esforço e sempre acreditando no sucesso, creio que, um dia, posso ser uma nadadora profissional," declarou a jovem, que treina seis vezes por semana, quatro horas por dia.

INCENTIVO

Muitos pais compareceram à piscina do Milton Feijão para torcer por seus filhos. A funcionária pública Silvana Catarino, que tem uma filha de 15 anos, era uma delas. "Sempre a acompanho na provas, desde os 7 anos," disse a mãe.

O apoio, segundo Silvana, não serve apenas para torná-la nadadora profissional. "Acredito que praticar esporte é muito bom, até porque deixa essas crianças (praticantes) longe das drogas."

Eduardo Gomes é o grande vencedor da modalidade

O colégio Eduardo Gomes foi o grande vencedor das provas de natação. Das dez pontuações gerais, a escola localizada no Centro de São Caetano venceu sete.

Foram disputadas 48 provas individuais. Os jovens foram divididos em cinco categorias: mini, pré-mirim, mirim, infantil e juvenil. A soma da pontuação conquistada nas provas resultava na classificação geral.

O Eduardo Gomes não saiu vitorioso apenas no pré-mirim masculino, no mirim masculino e no mirim feminino, que foram vencidos por Fênix, Ateneu e Olyntho Voltarelli, respectivamente.

"Nosso diferencial, além do trabalho técnico dentro da piscina, é uma equipe multidisciplinar, que conta com fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais", afirmou a treinadora da escola campeã, Fabiana Nakamura, 35,

Além das aulas, que são disponibilizadas a todos os alunos, a instituição realiza fase de pré-seleção e outra de treinamento nos períodos que antecedem as competições. Nessa etapa, os treinos serão realizados em três dias da semana.

O colégio, particular, disponibiliza bolsas de estudo para seus melhores atletas. "Mas não são bolsas integrais. Chegam no máximo a 30% do valor da mensalidade," ressalta a treinadora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;