Memória Titulo
Paróquias do Grande ABC, ajudem a Memória...

Com as três fotos de hoje, completamos a publicação de 13 presépios...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Com as três fotos de hoje, completamos a publicação de 13 presépios fotografados pelo nosso colaborador, engenheiro Alcinio Cranchi. Ele visitou 15 paróquias de Santo André e São Bernardo e constatou que apenas duas não montaram presépios. 

Além dos presépios, Cranchi fotografou as fachadas das igrejas visitadas, colaborando para o livro que estamos organizando sobre os 200 anos da Paróquia da Boa Viagem (1812 - 2012), semente das atuais 98 paróquias e do próprio Grande ABC, que há dois séculos começou a ser delineado na forma que o encontramos hoje.

A intenção de Memória é reunir, no livro da Boa Viagem, fotos das 98 matrizes de paróquias do Grande ABC e de suas capelas, em torno de 250. Temos solicitado ajuda das igrejas e percorrido pessoalmente várias delas. São muitas, algumas dispersas. O prazo que temos para entregar os originais vai se exaurindo. Daí por que reforçamos o pedido para que os senhores padres, párocos, demais religiosos e leigos nos ajudem nessa missão. Vamos colaborar para o registro da unidade e história da igreja do Grande ABC.

A CAMINHO DOS REIS
O Grande ABC com suas 98 paróquias e 250 capelas. Em quais delas foram montados os presépios das fotos? Memória revela amanhã.
Nas três fotos de hoje, os presépios de matrizes de três paróquias de Santo André, não muito distantes uma da outra.

SANTOS DO DIA

Antero, Cirino e Florêncio.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Na foto, um anjo esculpido por mestre Valentim em madeira policromada. Data: século 18. Procedência: igreja São Pedro dos Clérigos (RJ).

FONTES: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 3 de janeiro de 1982

Manchete - Exames finais da Fuvest têm mais de 27 mil candidatos.

Ano-Novo - Aline Andrade dos Santos é a primeira criança nascida no Grande ABC em 1982. Nasceu aos 30 minutos do dia 1º na maternidade Neomater, pelas mãos do médico Elieser Bernstein. É filha do metalúrgico Aluísio Alves dos Santos e de Lídia Anete Andrade dos Santos.

Celebração - Mamãe Clory, de São Bernardo, realizou ceia para seus 220 filhos, com a permissão para o estouro de duas garrafas de champanhe.

Polícia - Mais um ano violento: Grande ABC teve 147 homicídios em 1981; em 1980 foram 88.

TRABALHADORES (*)
Dia 9 - Sebastião Romão C. Pereira, de Valença, Espanha. Destilador.
Dia 10 - Jacinto dos Santos. Setor de encaixotamento.
Dia 11 - Alonso Santos Garcia, de São Paulo. Operário
Dia 12 - Ângelo Garbin, de Itatiba (SP). Químico.
* Funcionários da Rhodia Química.

Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

3 DE JANEIRO DE...
1972 - Ford-Willys vence 1º Concurso de Decoração Natalina em São Bernardo.
1982 - Fundado o EC Manchester, do bairro Cooperativa, em São Bernardo.
1977 - Enchentes desalojam 70 pessoas na Vila Império, em São Bernardo, e inundam o bairro Bom Pastor, em Santo André.

USCS - Dia 1º aniversariou Julio Stankevicius, natural de São Paulo (SP), nascido em 1º de janeiro de 1945. Ele é um dos formandos da primeira turma da Universidade de São Caetano, então Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. A turma pioneira, de 1970, recebeu o diploma há 40 anos, em janeiro de 1971. O curso concluído foi Administração de Empresas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;