Cultura & Lazer Titulo
Dança expressa a família
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
13/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Conflitos, alegrias, brincadeiras, relações afetuosas e lembranças são traduzidos para a linguagem corporal no espetáculo Ares Familiares, que a Caleidos Cia. de Dança apresenta hoje, às 20h, no Teatro Clara Nunes, em Diadema. A entrada é gratuita.

Em seis cenas, os bailarinos interpretam momentos facilmente identificáveis pelo público, como o reencontro de parentes distantes, após longo período de ausência, e as conversas corriqueiras durante as refeições. Tudo temperado com doses generosas de sensibilidade e humor.

"É um desses espetáculos para todas as idades, feito de um jeito muito prazeroso e lúdico, para a gente rir e pensar", afirma Isabel Marques, que divide a direção com Fábio Brazil.

PESQUISA E INTERAÇÃO - Premiada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura do Estado, a produção de dança contemporânea também aborda discussões típicas do convívio familiar, em que se misturam sentimentos como amor, carinho, ingratidão e ressentimento. "Durante seis meses, fizemos pesquisas para entender o que acontece nas famílias. Percebemos que, mesmo aquelas problemáticas, são consideradas pelas pessoas como portos seguros", salienta a diretora.

Ainda segundo ela, a interação com os espectadores é fundamental e confere vigor às coreografias, embaladas pela trilha sonora composta por Rogério Rochlitz.

"A gente convida o público para subir ao palco e participar. Isso acontece, por exemplo, quando todos posam para tirar retrato", explica Isabel, mestre em dança pelo conceituado Laban Centre for Movement and Dance, em Londres.

Criada em São Paulo há 13 anos, a Caleidos Cia. é reconhecida por suas propostas inovadoras e por defender o rompimento da tradicional divisão entre palco e plateia.

Ares Familiares - Dança. Hoje, às 20h. No Teatro Clara Nunes - R. Graciosa, 300, Diadema. Tel.: 4056-3366. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;