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Carreira
Gestão de pessoas na era do conhecimento
Cíntia Bortotto
06/05/2019 | 07:10
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Divulgação


Em tempos de mudança, a única certeza é a própria mudança, e é neste contexto que temos trabalhado, tendo como impulsionadores a tecnologia e a globalização.

Segundo um estudo de Josh Bersin, 47% dos empregos de hoje desaparecerão nos próximos dez anos. Estudos da McKinsey reforçam a mudança da categoria profissional, mas não apontam para o desemprego, mostram números entre 75 milhões e 375 milhões de pessoas que poderiam precisar mudar de categoria profissional até 2030 para encontrar trabalho. Reforça-se a tese de que teremos que pensar fortemente em como formar esses profissionais, recrutar e reter.

Se o cenário no ambiente de negócios muda a cada segundo, exigindo de líderes e da área de recursos humanos novas estratégias, o ambiente de trabalho dentro das organizações não é diferente. Mudanças devem ser executadas rapidamente, desde o estabelecimento do senso de urgência, passando pela definição e comunicação da visão e execução das mesmas. Hoje, para antecipar movimentos da organização, utilizam-se técnicas como design thinking, storytelling, gamefication, metodologias ágeis para dar mais velocidade aos processos organizacionais.

Neste contexto, as empresas precisam se diferenciar rápido e inovação passa a ser chave no processo. Ora, para inovar faz-se necessário o pensamento divergente, portanto, a diversidade passa a ser algo que deve ser incentivada e não evitada, como em contextos anteriores. Isso demanda revisão de processos, políticas, culturas e principalmente de valores e comportamentos das pessoas. Os conflitos no convívio com as diferenças aparecem e é exigido um outro nível de maturidade emocional dos gestores de pessoas nas organizações.

Um tema de destaque neste ambiente Vuca é o da mobilidade de carreiras. Pessoas passaram a transitar de um país para outro com mais facilidade no desenvolvimento de suas carreiras e muitas vezes para crescer em empresas, principalmente multinacionais. Isso não só é bem-visto como é necessário.

E, neste ambiente complexo, novas habilidades são exigidas. No ano de 2018, em um trabalho apresentado no Fórum Econômico Mundial, em seus estudos sobre o trabalho no futuro, foram apresentadas dez habilidades para os profissionais em 2020, são elas:

1 – Capacidade de resolver problemas;
2 – Pensamento crítico;
3 – Criatividade;
4 – Gestão de pessoas;
5 – Colaboração;
6 – Inteligência emocional;
7 – Capacidade de julgamento e decisão;
8 – Orientação a serviços;
9 – Negociação;
10 – Flexibilidade cognitiva.

É por esse cenário complexo e esse ambiente de trabalho que vamos viajar nas próximas semanas.

Vem comigo?

Siga confiante e boa sorte!
 




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