Política Titulo Parceria
Alex formaliza apoio à reeleição de Morando

Em vídeo, deputado e prefeito trocam afagos, dizem que pandemia amoleceu rivalidade e atacam o petismo

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/09/2020 | 13:51
Compartilhar notícia
Reprodução


Atualizada às 22h35

O tão esperado anúncio de apoio do deputado federal Alex Manente (Cidadania) ao prefeito Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo, foi formalizado. A parceria foi sacramentada em dois vídeos publicados ontem – um à tarde, na página do parlamentar federal, e um à noite, com Alex e Morando juntos.

No segundo vídeo, em transmissão ao vivo, Alex e Morando trocaram afagos e elogios, em discursos bem distintos dos que sustentaram por décadas, de críticas e alfinetadas públicas. Ambos disseram que a pandemia de Covid-19 provocou reflexão sobre a intensa disputa e que, aos poucos, a animosidade foi deixada no passado.

Alex iniciou a live exaltando a gestão de Morando, declarando ver a cidade mais bonita. “Confesso que, quando terminou o segundo turno da eleição no qual nós disputamos, pensei que você não teria como fazer o que prometeu. Mas tenho de reconhecer que conseguiu, que fez andar as obras paradas que tinham na cidade.”

O elogio foi retribuído por Morando, ao destacar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que permite o cumprimento de pena após a condenação em segunda instância, de autoria de Alex e que tramita na Câmara. “Teve coragem de propor algo dessa natureza.”

Na sequência, Morando deu sua versão sobre a aproximação. “A pandemia tem ensinado a todos nós. Não é apenas usar a máscara e o álcool em gel. Tivemos divergências e a pandemia nos ajudou a aproximar. Um dia, o Alex me mandou um e-mail, muito educado, diga-se, dizendo que iria mobilizar emenda de R$ 6,5 milhões para reforçar o caixa da saúde. E foi muito importante. Por isso digo que a pandemia deixou ensinamento de que precisamos deixar as divergências de lado e focar naquilo que as pessoas esperam. As pessoas não esperam briga entre políticos, mas que os políticos briguem por elas.”

Depois, ambos fizeram tabelinha de crítica ao PT. Alex citou que o partido tentou barrar a divulgação do cartão merenda, levantando a bola para o tucano questionar o petismo.

O apoio estava ensaiado desde o começo do ano e ficou escancarado depois que Alex revelou que não seria candidato neste ano. Na semana passada, o diretório do Cidadania de São Bernardo publicou ato de convenção conjunta com a do PSDB.

Alex e Morando eram rivais políticos desde 2006, quando ambos conseguiram cadeira na Assembleia Legislativa. Em 2008, estiveram na corrida à Prefeitura em raias opostas – no segundo turno, Morando enfrentou Luiz Marinho (PT) e viu Alex dar apoio ao petista. Quatro anos depois, Alex enfrentou Marinho nas urnas e Morando só anunciou que votaria no político do Cidadania três dias antes da eleição.

O ápice da rivalidade aconteceu quatro anos atrás. Alex e Morando despontaram como favoritos na eleição municipal e foram ao segundo turno, em uma concorrência recheada de troca de acusações e críticas. Morando superou Alex. No ano passado, ainda em meio às animosidades, o deputado federal protocolou no gabinete do então ministro da Justiça, Sergio Moro, denúncia contra Morando por fraude em contrato da merenda escolar.

OUTRO VÍDEO
À tarde, em outro vídeo, Alex diz que “percebeu como a cidade mudou, com grandes e importantes obras entregues nos últimos quatro anos”. “Está na cara. Durante a pandemia, vi que a maior obra desta gestão é cuidar de gente. Vi o esforço para salvar vidas, dois hospitais serem abertos, implementação de projetos sociais, como o cartão merenda. Eu vi solidariedade”, narra o parlamentar.

“As eleições estão chegando. Respeitando quem é de direita ou de esquerda, é importante deixar essa divisão de lado, ainda mais neste momento de pandemia. O prefeito Orlando Morando vem governando cuidando de gente. Não é fácil para mim deixar as divergências pessoais ao longo das nossas carreiras de lado. É momento de pensar em nova política. Tenho de reconhecer que ele tem feito grande trabalho na nossa cidade”, discorre o político.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;