Contexto Paulista Titulo
Tragédias anunciadas, outra vez

"Cadê o plano de emergência?", perguntou o jornal, expressando o sentimento de perplexidade dos cariocas diante do caos com as chuvas

Por Wilson Marini
12/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Na quarta-feira, a manchete de O Globo, do Rio de Janeiro, não foi notícia afirmativa como é hábito na imprensa, mas uma interrogação: "Cadê o plano de emergência?", perguntou o jornal, expressando o sentimento de perplexidade dos cariocas diante do caos com as chuvas da véspera. Esse tipo de cobrança também foi feita neste verão em São Paulo, em São Luiz do Paraitinga e outras cidades afetadas pelas chuvas. E continuará a ser feita, todos os anos, na maioria de nossas regiões se providências estratégicas consistentes não forem adotadas imediatamente.

Não para se livrar das chuvas de agora, mas de 2011, 2012... Quem pensa que este é um ano atípico, como autoridades se apressaram em dizer no início do último verão, poderá cair do cavalo nos anos seguintes. As mudanças climáticas vieram para ficar e atazanar cada vez mais a nossa placidez que vem do tempo em que a meteorologia do rádio sinalizava quase sempre ‘tempo bom'. As consequências das inundações e deslizamentos serão potencializadas se ações preventivas coordenadas entre órgãos do governo e a população não forem traçadas já para corrigir os erros do passado em relação à ocupação do solo. Caso contrário, continuaremos a assistir tragédias anunciadas, como a de Niterói em que casas foram construídas sobre um lixão.

Prevenção
No terremoto recente no Chile, número pequeno de pessoas morreu se comparado à sua magnitude porque o país se preparou, com a conscientização da população e infraestrutura. O mesmo não ocorreu no Haiti com terremoto de intensidade menor. O que mata não é o evento, mas os seus efeitos, ou a forma como o homem lida com o ambiente onde habita e circula. Portanto, é perfeitamente possível minimizar os efeitos.

Auto-estima
Durante muito tempo, os brasileiros cultivaram na auto-estima a ideia de que este é um País livre de grandes desastres naturais. Em 2004, o Catarina atingiu o Sul do Brasil. Até então, pensava-se que furacão jamais atingiria o Atlântico Sul. É preciso acordar para a realidade.

Ações regionais
Em Araraquara, a Defesa Civil quer instalar estação meteorológica com o objetivo de as medições locais auxiliarem no trabalho preventivo do órgão em relação aos problemas climáticos enfrentados na cidade, segundo informa o jornal Tribuna Impressa. Pode também beneficiar a agricultura do município. A intenção é boa. Ações desse tipo poderiam ir além numa gestão regional, com a junção de esforços dos municípios próximos e articulação com redes estadual, nacional e global. Terminou a era da filosofia ‘cada um para si e Deus para todos'. O mundo é uma grande cidade.

Acadêmicos
Muitas universidades sérias ainda adotam bibliografia que rejeita teses sobre aquecimento global. Isso é responsável por reações de descrença entre especialistas sobre alterações climáticas. Al Gore, com suas advertências em Uma Verdade Inconveniente, seria para eles um lunático, apocalíptico ou oportunista. Uma das referências dos céticos do tempo é o professor Bernard Kayser, que nos anos 1990 escreveu: "Dezenas de anos serão necessários para que se registre uma mudança climática. Pode-se estar certo de que, apesar do contínuo crescimento do teor em dióxido de carbono na atmosfera desde o começo da era industrial, o clima não conheceu aquecimento no século 20". A citação é de Milton Santos, respeitadíssimo geógrafo brasileiro, falecido em 2001, em obra recomendada nos meios acadêmicos. Com isso, tenta-se rebater o que chamam de ‘terrorismo da linguagem' na mídia. Até quando?

Terremotos
2010 registra sequência expressiva de terremotos no planeta na faixa dos 7 graus ou mais da escala Richter. Apesar disso, não há comprovação científica de que os tremores estejam aumentando. É preciso esperar para avaliar se a incidência ficará ou não acima da média. Enquanto isso, países como a Turquia fazem planos de emergência à espera do chamado Big One, o temido ‘Maior' dos terremotos, admitido por estudiosos. Tóquio e Califórnia estão entre essas zonas de risco extremo.

Tremor caipira
E por falar em terremoto, terrenos do Norte e Nordeste do Estado de São Paulo apresentam falhas geológicas que propiciam pequenos tremores, segundo revela a revista Pesquisa Fapesp. A matéria, assinada por Carlos Fioravanti, informa que já foram registrados cerca de 3.000 tremores de até 2,9 graus de magnitude somente na região de Bebedouro, no Interior, em cinco anos de observações. A explicação é que em poços de 100 metros de profundidade, a água infiltra entre os blocos da rocha e precipita o deslizamento dos que já estavam por se soltar naturalmente, o suficiente para causar trincas em paredes de casas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;