Internacional Titulo
China tem aumento de 69% nos casos de AIDS
Por Do Diário do Grande ABC
05/04/2000 | 11:18
Compartilhar notícia


O número de casos de AIDS aumentou 69% na China em 1999, segundo dados oficiais, enquanto que o número de soropositivos já superou meio milhao, informou, nesta quarta-feira, a imprensa oficial chinesa.

Em 1999, 4.677 soropositivos foram declarados oficialmente, que representa um crescimento de 41,5% em relaçao a 1998, informou o Diário de Xangai, acrescentando, sem mais informaçoes, que o número de aidéticos aumentou 69%.

Segundo o jornal, que cita fontes do ministério da Saúde, na China havia, no final de 1999, 17.316 soropositivos, dos quais 637 já tinham declarada a doença, destes 356 já faleceram.

``Os especialistas da saúde estao convencidos, no entanto, de que a AIDS está mais espalhada na China. Calculam que o verdadeiro número de soropositivos supera os 500 mil', informa o jornal China Daily. Até o momento, a cifra mais freqüentemente citada pela imprensa oficial era de 400 mil soropositivos.

O governo propôs limitar a epidemia para 1,5 milhao de soropositivos em 2010 e lutar contra a propagaçao das doenças de transmissao sexual, que 836 mil chineses sofreram em 1999 (+32%), segundo cifras oficiais, que os especialistas elevam para 4 milhoes.

O objetivo das autoridades é de reduzir esta progressao até menos 15% em 2002, segundo o China Daily. O jornal afirma que o vice-primeiro-ministro Li Lanqing pronunciou-se, na terça-feira, em favor de uma melhor informaçao pública sobre as doenças de transmissao sexual, um desafio em um país onde as questoes sexuais continuam sendo um tabu.

``É necessário lançar campanhas de publicidade para ensinar à populaçao como evitar este tipo de doença', declarou Li durante uma coletiva. A maioria dos chineses ignora os modos de transmissao da AIDS.

No final de 1999, a administraçao proibiu a publicidade dos preservativos depois da difusao na televisao do primeiro anúncio que promovia sua utilizaçao.

A China é o quarto país da Asia com mais soropositivos, depois da India, Tailândia e Birmânia, e o 17º na classificaçao mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;