Internacional Titulo
China impede Dalai Lama de participar da Cúpula da Terra
Do Diário OnLine
25/08/2002 | 16:53
Compartilhar notícia


Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, foi impedido de visitar a África do Sul para participar da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Cúpula da Terra, que acontece a partir desta segunda-feira em Joannesburgo. Segundo autoridades tibetanas que já se encontram no país, ele não participará do evento por causa de pressões da China.

"O Dalai Lama não vai vir. As autoridades sul-africanas não deixarão ele chegar por causa de pressão da China", informou Tsering Yangkey, chefe do gabinete de meio-ambiente e desenvolvimento do governo tibetano baseado na Índia.

Dalai Lama é visto no Tibete como a reencarnação de uma longa linhagem de reis budistas. Ele deixou o Nepal em 1959, depois do regime comunista ter sido imposto na China. Para o governo chinês, Dalai Lama usa a religião para promover uma campanha de separatismo.

A ministra de Relações Exteriores da África do Sul, Nkosazana Dlamini-Zuma, informou que ainda não recebeu a informação de que Dalai Lama foi ou não impedido de chegar a Joannesburgo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;