Economia Titulo
Crescimento se deve à responsabilidade macro
Por
19/04/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, avaliou que o crescimento mais forte da economia brasileira neste ano é resultado da política de responsabilidade macroeconômica.

Segundo ele, essa política permitiu o aumento do crescimento nos últimos anos. Meirelles comentou que, de 1999 a 2002 (governo Fernando Henrique Cardoso), a taxa de crescimento médio do PIB (Produto Interno Bruto) foi de 2,1%. Ele observou que, no período de 2003 a 2005, a taxa subiu para 3,3% e que, de 2006 a 2008, aumentou para 5% (os dois últimos períodos se referem ao governo Luiz Inácio Lula da Silva).

"Teremos que avaliar, com as revisões (do PIB), o resultado de 2009, mas foi ao redor de zero, que é um resultado positivo em comparação com os dos demais países", afirmou o presidente do BC, referindo-se ao fato de que o PIB brasileiro no ano passado sofreu os efeitos da crise financeira de 2008/2009.

EXPANSÃO
Para 2010, Meirelles destacou que a previsão do BC é de expansão de 5,8% do PIB. Ele insistiu na tese de que a política econômica deve ser medida pelo resultado e que não se pode avaliar apenas pontualmente, e sim o resultado geral. Entre os resultados, o presidente do BC apontou o número de brasileiros que ingressaram na classe média e a redução da taxa de desemprego.

Ele disse ainda que cerca de 30 milhões de pessoas passaram para a classe média no governo Lula e que 9,1 milhões de empregos foram criados desde 2003. Meirelles apresentou ainda o que chamou de "sumário do círculo virtuoso" da economia brasileira, que tem possibilitado a queda do risco-País e, com isso, o aumento do nível de investimento.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;