Economia Titulo
Materiais de construção têm maior alta no mês
Por Cibele Gandolpho
Do Diário do Grande ABC
19/04/2010 | 07:20
Compartilhar notícia


A prorrogação da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para materiais de construção até dezembro deu ao mercado a impressão de que os consumidores continuarão a pagar menos pela reforma ou construção da casa. Mas na verdade, os preços dos materiais e equipamentos para construção subiram 0,45% no mês passado, registrando o maior aumento para um único mês desde novembro de 2008.

Os dados são da FGV (Fundação Getulio Vargas) baseados no INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). No entanto, no acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresenta queda de 0,82%, mas a tendência é que volte a ter mais aumentos.

A pressão sobre os preços desses itens com a elevação da demanda deve ser atenuada pela ampliação da capacidade instalada. De acordo com pesquisa da FGV, os empresários da construção civil preveem expansão de 11,8% neste ano e, para o triênio até 2012, de 18,8%.

O grupo materiais e equipamentos tem peso de 41,4% na formação do INCC, com destaque para produtos como vergalhões e arames de aço ao carbono (aumento de 0,82%) e tubos e conexões de PVC (2,23%).

JUROS
Segundo o estudo trimestral de intenção de compra no varejo divulgada pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), o consumidor está mais sensível às mudanças nas taxas de juros e nos prazos de pagamento praticados pelas redes varejistas. Esse cenário faz com que lojas de materiais de construção também fiquem atentas à próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), mas a tendência é de que, mesmo com aumento da taxa Selic, não repassem imediatamente a alta para seus clientes.

De acordo com o professor Nuno Fouto, do Provar, o varejo de material de construção ainda será um dos mais beneficiados nos próximos meses, já que foi o único que teve a redução do IPI prorrogada mais uma vez neste ano.

PROMOÇÕES
Com o benefício do IPI mantido e o consumidor mais atento aos preços e formas de pagamento, os depósitos de construção estão apelando às promoções para manter o ritmo de vendas. Durante todo este mês, diversos produtos estão em oferta. Na Leroy Merlin, até quarta-feira, os consumidores podem aproveitar o ‘Festival da Variedade' em todas as 19 lojas da rede. São mais de 65 mil itens de construção e decoração, inclusive jardinagem.

Até dia 28, a Dicicco promove o ‘Abril Maluco', com descontos de até 70%.
A ‘Megaliquidação C&C - Casa & Construção' acontecerá até o dia 30 em todas as unidades da rede nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Os clientes podem encontrar ofertas com até 50% de desconto, além de formas de pagamentos diferenciadas. Utilizando o cartão C&C, por exemplo, o prazo para a primeira parcela é de até 70 dias, com quota mínima de R$ 100.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;