Internacional Titulo
Rússia revida ataque checheno que teria matado 115 russos
Do Diário do Grande ABC
16/12/1999 | 11:08
Compartilhar notícia


A artilharia russa bombardeou Grozny, nesta quinta-feira, depois que os rebeldes rebateram um ataque com tanques contra a capital da Chechênia, deixando pelo menos 115 soldados russos mortos em uma praça da cidade.

Os restos carbonizados de sete tanques russos e de oito veículos de transporte de pessoal podiam ser vistos na praça Minutka, onde podia-se contar os cadáveres de 115 soldados russos, muitos deles destroçados por balas e pelo fogo. Comandantes chechenos disseram que pelo menos 220 soldados russos haviam morrido.

Parece ser a pior derrota sofrida pelos militares russos desde que suas forças entraram na Chechênia em setembro para restabelecer o controle de Moscou sobre a república separatista.

O ministro da Defesa da Rússia, Igor Sergeyev, negou um ataque com tanques contra Grozny e disse que as forças sob seu comando nao haviam sofrido qualquer baixa. 'As versoes sobre a derrota de uma coluna blindada russa por parte de rebeldes na praça Minutka de Grozny sao mentiras``, afirmou Sergeyev, segundo declaraçoes divulgadas pela agência de notícias Interfax. 'Nenhum veículo blindado russo ingressou na cidade``.

O Exército russo disse, nesta manha que apenas dois soldados morreram em combate nas últimas 24 horas. Mas centenas de combatentes chechenos disparando granadas impulsionadas por foguetes e metralhadoras cercaram a coluna de tanques e veículos blindados, quarta-feira, quando se deslocava pela praça, a três quilômetros do centro da cidade. Os tanques foram atacados por fogo rebelde de todas as direçoes. Os soldados que estavam nos veículos foram metralhados. As baixas rebeldes parecem ter sido poucas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;