Turismo Titulo
Comida, diversão e arte em Tiradentes
Por Da AJB
12/08/2004 | 02:40
Compartilhar notícia


O 7º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes começa daqui a menos de duas semanas e promete dez dias de intensa programação, entre jantares, teatro, música e arte. A histórica cidade mineira receberá chefs estrangeiros e grandes representantes da variada cozinha brasileira. O felizardo turista poderá saborear, no mesmo dia, um substancioso leitão à pururuca com tutu de feijão e jantar um refinado coq au vin.

Uma festa cosmopolita de sabores, arte e música, orquestrada por uma acolhida tipicamente mineira é o que promete o 7º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

evento, que acontece entre os dias 20 e 29 deste mês, se consagra como roteiro obrigatório para aprender e se deleitar com a culinária brasileira e internacional.

Mas quem está pensando em desfrutar desse regalo aos sentidos deve se apressar: quase todas as pousadas da cidade já estão lotadas.

O Festival, que espera receber mais de 50 mil visitantes, promete cursos de gastronomia, degustação de cachaça e vinhos, jantares mais que especiais e os famosos festins. Os visitantes poderão degustar pratos da alta gastronomia com uma mise-en-scéne francesa, incluindo música erudita ao vivo e jantar à luz de velas, garante o diretor de Marketing do evento, Robson Justino.

Uma das novidades desse ano é o Mercado Brasil, que garante maior espaço à culinária brasileira. Nele, aulas grátis do preparo dos autênticos petiscos que fazem a fama dos bares da capital mineira, além de receitas especiais de peixes de água doce. Quem quiser levar algumas das delícias para casa pode passar na tenda montada no local, que atrai o olfato para embutidos e doces típicos, e a visão para os coloridos artesanatos. Mas nem é preciso levar uma lembrança para casa: esquecer os sabores de Tiradentes é impossível.

Depois da comilança, andar pela cidade e visitar as mostras de arte ou ser surpreendido por uma apresentação de teatro de rua é programa obrigatório. O passeio de Maria Fumaça até São João del Rey mostra as belezas naturais da região e parece viajar também pelo tempo. Na hora do descanso, não faltam recantos charmosos e confortáveis.

É o caso da pousada Villa Paolucci, onde o hóspede se sente numa autêntica fazenda nos tempos coloniais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;