Diarinho Titulo Técnica
Stop motion utiliza bonecos
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
09/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


ParaNorman é desenho em stop motion. Já ouviu falar? Em geral, a técnica utiliza bonecos (de massinha, borracha ou silicone) para fazer as cenas. Cada minúsculo movimento dos personagens é fotografado. Então, para dar impressão de movimento, as imagens são passadas em sequência a velocidade de 24 fotinhos por segundo.

Dá muito trabalho! O processo de elaboração é semelhante ao de filmes com pessoas, pois necessita de cenário, objetos reais e iluminação. É diferente das animações desenhadas em pranchetas e computadores.

Bonecos e cenários são feitos artesanalmente por equipe especializada. Em algumas produções, várias expressões e cabeças dos bonequinhos são fabricadas com antecedência, o que facilita um pouco a tarefa. Em outras, porém, tudo é moldado no momento em que a gravação acontece. Para se ter ideia, um animador consegue produzir, em média, cinco segundos de desenho por dia.

Assim como ParaNorman e Frankenweenie (que ainda vai estrear no cinema), várias animações com pitada de terror foram feitas em stop motion. Confira três delas abaixo.

 

Animações com jeitinho de terror

 

Em O Estranho Mundo de Jack (1993), os sinistros habitantes da Cidade do Halloween ficam animados depois que Jack decide organizar o Natal e substituir o Papai-Noel. Apesar das boas intenções, o plano não dá muito certo. O protagonista, então, recebe a ajuda da boneca Sally para salvar a festa.

 

A Noiva Cadáver (2005) traz a confusão em que o jovem Victor se mete ao casar sem querer com Emily, uma mulher que já morreu. O rapaz terá de descobrir como escapar do mundo dos mortos e reconquistar o coração de Victoria, a moça que ele realmente ama.

 

Em Coraline (2009), a protagonista que dá nome à animação muda-se com a família para um casarão. Ao explorar o lugar, descobre portinha que a leva para outra dimensão em que tudo parece igual ao mundo real, mas as pessoas têm botões no lugar de olhos. É lá que a menina enfrentará vilã terrível e desvendará supermistério.

 

A Casa Monstro (2006) conta a história da residência assustadora do senhor Epaminondas, vizinho de DJ Walters. Depois que o idoso vai para o hospital, a casa começa a praticar várias maldades. Com a ajuda do amigo Bocão e da menina Jenny, DJ tentará descobrir o segredo que faz o lugar ganhar vida. A animação foi feita por programa de computador.

 

 

Consultoria de Cesar Cabral, diretor de animação da Coala Filmes, e Eliseu Lopes Filho, vice-coordenador do curso de Cinema da Faap e especialista em animação.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;