Economia Titulo Em alta
Mercado da reciclagem se fortalece no País
Por Leone Farias
09/09/2012 | 06:36
Compartilhar notícia
Divulgação


O tema da reciclagem e da reutilização de resíduos, há alguns anos, deixou de ser mera curiosidade para se tornar prática crescente de empresas e do setor público. Com isso, tem se consolidado um mercado que envolve a coleta, o transporte, a triagem e o processamento de materiais reciclados. Esse segmento vem em expansão: só a indústria recicladora fatura atualmente cerca de R$ 14 bilhões anuais no Brasil, com ritmo de expansão de 30% nos últimos cinco anos, aponta Adriano Assi, diretor da EcoBrasil, organizadora da feira ExpoSucata, que congrega as tecnologias para essa área.

Outros dados do segmento atestam o potencial dos negócios do lixo e da reciclagem. Entre 2010 e 2011, o aproveitamento de resíduos sólidos cresceu cerca de 70% e o número de empresas que passaram a monitorar esses materiais em processos de produção subiu de 81,3% para 94,9%. A coleta seletiva também vem em alta: entre 2000 e 2008, o número de municípios que adotou a prática dobrou. Isso embora apenas 19,5% das cidades pratiquem a separação para a reciclagem, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As práticas de coleta e processamento dos recicláveis devem ganhar ainda mais impulso, como resultado da Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela Lei 12.305 de 2010 e atualmente em fase de regulamentação. Um dos artigos da legislação determina o fim dos lixões até 2014 e a logística reversa, que determina que as indústrias são responsáveis por seus produtos e embalagens descartados.

O mercado só não está melhor neste ano porque está diretamente ligado à atividade industrial, observa o executivo. "Quando a economia está aquecida, as indústrias produzem mais e geram mais resíduos", afirma. Também poderia haver mais estímulos ao segmento, acrescenta o diretor da EcoBrasil. "Hoje existe bitributação sobre a matéria-prima (o reciclável), que já pagou imposto lá atrás (antes de o item se tornar resíduo)", diz.

 

FEIRA - Já em sua sétima edição, a ExpoSucata, que será realizada no Centro de Exposições Imigrantes a partir de amanhã, até quarta-feira, reunirá empresas de diversas áreas ligadas a essa cadeia produtiva, entre as quais fabricantes e distribuidores de equipamentos e indústrias que utilizam os recicláveis em seu processo produtivo, por exemplo.

Assi estima que 3.200 profissionais do ramo vão visitar a feira. Em 2011, foram 2.530. Ele não faz projeção sobre o volume de faturamento das empresas no evento de 2012, mas cita que, no ano passado, foram gerados R$ 30 milhões em negócios.

 

Feira reúne empresas de equipamentos para atividade

A distribuidora Henry Peças, de São Bernardo, que comercializa equipamentos hidráulicos para caminhões, vai expor pela primeira vez na ExpoSucata. O empresário Jonas Henrique se mostra confiante com as perspectivas de vendas para o segmento da reciclagem.

Ele explica que caminhões que coletam resíduos sólidos ou orgânicos precisam desses sistemas, seja para fazer a compactação ou para pegar caçambas. Fundada há apenas dois anos e meio, a empresa já tem cerca de 100 clientes e 30% dos negócios na área de lixo e sucata.

O evento reunirá ainda indústrias sucateiras, provedores de tecnologia para análise de materiais, fabricantes de prensas e siderúrgicas, por exemplo, entre outras empresas ligadas a essa cadeia produtiva ou que compram materiais desse segmento.

SERVICO - ExpoSucata & ExpoLixo 2012. Data: dos dias 11 a 13. Horário: das 13h às 20h (exposição) e das 9h30 às 18h (Congresso). Local: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo). Evento técnico, apenas para profissionais do ramo. Mais informações pelo site www.exposucata.com.br

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;