Política Titulo 'Mensalinho'
MP expede os ofícios para depoimentos do caso Edgar
Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
06/09/2012 | 06:45
Compartilhar notícia


O Ministério Público de São Caetano deu o primeiro passo na apuração do suposto ‘mensalinho', evidenciado na divulgação de vídeo no dia 25 em que o ex-secretário de Governo Tite Campanella (DEM) e o vereador Edgar Nóbrega (PT) teriam acertado bases financeiras para uma oposição ‘tranquila'. A promotoria iniciou a distribuição de ofícios convocando envolvidos para prestarem depoimento.

A promotora Sorandy Aires Santos é a responsável pelo inquérito. Não foram informados nomes e quantidade de pessoas convocadas.

A gravação teria sido feita pelo próprio Tite em meados de 2009 e ocorrido dentro do gabinete da secretaria de Governo, que entre suas funções comanda a relação do Executivo com o Legislativo. O vídeo, de 17 minutos, foi editado e divulgado pelo candidato a vereador do PCdoB Eder Xavier.

Edgar teria pedido R$ 100 mil para chegar à presidência da sigla e dito: "A pergunta que temos que fazer aqui é: quanto custa ter o PT?" O ex-secretário respondeu: "O que a gente ganha?". E recebe a resposta: "O governo ganha um aliado ou um adversário leal". A dupla ainda teria negociado o repasse de R$ 10 mil mensais. O chefe de Gabinete do prefeito José Auricchio Júnior (PTB), Gilberto Costa (PTB), o presidente da Câmara à época, Gérsio Sartori (PTB), o vereador Paulo Bottura (PTB), o candidato a vereador do PT Pio Mielo e João Formiga (PT) também são citados na gravação.

Tite pediu exoneração, Edgar deixou a presidência do PT e renunciou à candidatura ao Paço. A Prefeitura abriu sindicância interna.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;