Política Titulo
José Genoino diz que atitude de Gabeira foi precipitada
da Agência Brasil
10/10/2003 | 18:17
Compartilhar notícia


O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoíno, considerou precipitada a atitude do deputado Fernando Gabeira (RJ), que saiu do Palácio do Planalto sem se reunir com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Os dois tinham uma audiência marcada para esta sexta-feira, às 11h. Genoíno explicou que, por motivo de agenda, Dirceu precisou ir à Câmara para discutir a votação do Estatuto do Desarmamento com o presidente da Casa, deputado João Paulo (PT-SP).

"O nosso interesse é que o Gabeira continue no PT. Ninguém é obrigado a ficar e nem é obrigado a entrar. Tudo isso é de livre e espontânea vontade. Eu acho que nós fizemos todos os gestos e apelos. O próprio ministro José Dirceu ligou para o Gabeira pedindo desculpas pelo atraso, que não dependeu dele, e se dispôs a fazer uma visita ao gabinete dele, na semana que vem", disse Genoíno.

Os motivos que levaram o ministro José Dirceu a se atrasar para a reunião foram, ainda segundo Genoíno, suficientes para serem levadas em conta. "Primeiro, porque ele teve uma reunião com o presidente Lula, para tratar da ida ao velório do assessor da presidência, Wilson Timótheo, marcado para a parte da tarde; e segundo por causa da ida dele à Câmara para tratar do Estatuto do Desarmamento", ressaltou o presidente nacional do PT.

Sobre a reunião, da qual participaram o ministro José Dirceu, a ministra Marina Silva do Meio Ambiente, o deputado federal João Alfredo (PT-RS) e o estadual Carlos Minc (PT-RJ), Genoíno informou que nela foi tratada, além da permanência de Gabeira no PT, a questão da política ambiental. "Eu acho que o Gabeira saiu antes da chegada do ministro Dirceu porque ele já estava decidido a sair. O PT já disse publicamente e eu reafirmo: nós queremos que o Gabeira fique no PT. Se o Gabeira decidir e formalizar sua saída, nós não vamos mais ficar debatendo essa questão", afirmou.

José Genoíno informou que o objetivo, daqui para frente, é que a política ambiental esteja mais presente nas decisões do governo. E lembrou que muitas medidas positivas já foram tomadas. "Outras medidas são polêmicas e nós temos que tratar delas com essa visão aberta na bancada, no partido. Assim nós vamos acertando o rumo das coisas. Governar é assim: as pessoas precisam ter determinação e paciência. Foi isso que nós apelamos e é isso que queremos do deputado Gabeira. O nosso esforço, com a reunião, era para que ele ficasse no PT. Na medida em que ele saiu antes da chegada do ministro Dirceu, é porque ele já estava com a decisão formada de sair do PT. Lamentamos, é ruim para nós do PT, mas a vida continua, a luta continua e nós vamos continuar nas mesmas causa", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;