Memória Titulo
A big band de Aron Galante e os passos de cada um

Ainda sem os recursos da informática, Juarez Correa desenhou, há um quarto de século, o secretariado de Aron Galante, prefeito...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Ainda sem os recursos da informática, Juarez Correa desenhou, há um quarto de século, o secretariado de Aron Galante, prefeito de São Bernardo (1982-1988). Ao encontrar o original, imediatamente o repassou à Memória.

O prefeito Aron hoje está no PT e seu secretário de Saúde, Willian Dib, no PSDB - ele que depois da fase de secretariado elegeu-se vereador, vice-prefeito e prefeito de São Bernardo. Aron de descendência judaica, Dib descendente de árabes. Árabes e judeus convivendo pacificamente no Brasil e, no caso, em São Bernardo.

Ricardo Lewandowski ministro do Supremo Tribunal Federal, indicado pelo presidente Lula; o vice Walter Demarchi, depois de alcançar a Prefeitura, hoje cuida dos negócios do seu restaurante.

Waldir Cartola e seus cabelos encaracolados; Sidney Coppini representante dos antigos batateiros, bisneto de imigrantes italianos que fundaram o Núcleo Colonial de São Bernardo; João Américo de Andrade Martins, o moço que veio de Guaratinguetá, um dos representantes no secretariado de Aron dos migrantes aqui estabelecidos; Mário Alonso fiel à sua Vila Baeta Neves; José Quaglio Neto, outro migrante, de Santa Rita do Passa Quatro, e seus cabelos ao estilo Jovem Guarda.

Professora Dulce Donadelli Pinto ao violão - nossa professora do curso de admissão ao ginásio no João Ramalho; o libanês Dib Barakat (subprefeito de Riacho Grande); o mestre Calixto Antonio (diretor da Faculdade de Direito); o representante da Vila Paulicéia, José Avilez (da agência da prefeitura em Rudge Ramos); Roberto Papp, o intelectual, ao pandeiro; Jaswan (da antiga Fubem) ao triângulo; Victorio Postiglioni e Bujardon, das Finanças e das Obras.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 14 de outubro de 1979

Manchete - Maluf (governador) promete atender o Grande ABC.

Política - Ontem, em São Bernardo, quase 100 sindicalistas representando diversos Estados lançaram o Partido dos Trabalhadores e sua carta-programa.

Editorial - Reforma anunciada chuta a democracia.

Indústria - Motores Perkins, há 20 anos em São Bernardo, prevê a venda de 60 mil motores diesel em 1979.

Saúde - Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Caetano comemora o 30º aniversário.

Esportes - Campinas ganha título geral dos Jogos Abertos em Araçatuba; Santo André fica em segundo lugar.

EM 14 DE OUTUBRO DE...

1934 - Eleições legislativas. O Partido Constitucionalista ganha no Grande ABC e em todo o Estado.

1959 - Inaugurada a fábrica de eixos e transmissões da Willys Overland do Brasil, em São Bernardo.

1969 - Ângelo Marchetti assume a direção da Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas, Administrativas e Sociais de São Caetano, futuro IMES, hoje USCS.

HOJE

Dia Nacional da Pecuária.

SANTOS DO DIA

Calisto I, Evaristo, Fortunata (o) e João Olgivie

O 10º CONGRESSO

A abertura do evento maior da Memória do Grande ABC será numa terça-feira, 3 de novembro, à noite, numa grande festa na Universidade de São Caetano (antigo IMES), campus do terminal rodo-ferroviário. Haverá lançamento de livros e abertura de exposições.

Hoje apresentamos o cartaz do 10º Congresso de História do Grande ABC, criação de uma funcionária da Fundação Pró-Memória, Roberta Giotto. O conjunto de desenhos contempla o esforço de hoje e de ontem para decifrar a identidade formidável da História que se constrói na velha Borda do Campo.

As inscrições ao 10º Congresso estão abertas. E é grátis. E dá direito a um lindo certificado. Já podem ser feitas. Visitem o site da Fundação Pró-Memória: http://www.fpm.org.br/ . Informações: 4223-4780.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;