Palavra do Leitor Titulo
Democratização do ensino de alto nível

O Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores), lançado...

Por Dgabc
15/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Democratização do ensino de alto nível

O Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores), lançado recentemente pelo governo Dilma, prevê redução de imposto para empresas que investirem internamente no País na melhoria da eficiência energética dos motores e aquisição de peças e componentes, que terão de ser nacionais. Segundo a Anfavea, representante nacional dos fabricantes de veículos automotores, para se atingir as metas propostas pelo programa será preciso qualificar pesquisadores no Exterior para atuar internamente no Brasil.

O que as empresas automotivas estão propondo, em se tratando de profissionais qualificados, revela o quanto é precário nosso sistema de ensino e a falta de investimento para capacitar especialistas em diversas áreas do conhecimento humano. O fato é que temos no País, particularmente na periferia das grandes cidades, contingente imenso de pessoas, a maioria jovem, sem oportunidade de estudar, fazer bons cursos, desenvolver suas potencialidades.

Outro aspecto fundamental é levar as universidades públicas para a periferia, com o que se tem de mais avançado, para que possam transformar trabalhadores e seus filhos em cientistas e assim promover o desenvolvimento nacional, dominar tecnologias novas e acabar com os salários de R$ 700 que são predominantes em cidades como São Paulo.

Não podemos continuar indefinidamente sendo Nação de meros apertadores de parafusos, de embaladores de produtos dos outros. Mas enviar estudantes para fora do País, como querem as empresas, é maneira de solucionar parte do problema. Quais serão os critérios adotados para o acesso aos intercâmbios? Quem terá acesso a estes? Quantos jovens pobres, moradores das franjas do sistema, serão incluídos nesses projetos de formação no Exterior? Haverá quantidade ‘X' de vagas asseguradas aos alunos oriundos da rede pública?

China e Coréia do Sul são modelos de países que em 20, 30 anos revolucionaram seu sistema de ensino, enquanto estudos realizados recentemente pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e Unesco revelam que é grave a situação dos professores brasileiros do Ensino Fundamental, que estão entre os mais mal pagos do mundo. Sem clara mudança de rumo que proporcione ensino de alto nível, bem como a sua democratização, as dificuldades que hoje impedem de darmos esse salto acabarão por comprometer o nosso futuro como nação.

José Raimundo de Oliveira é formado em História, educador e ativista sindical.

Palavra do Leitor

Foras da lei

Lamentavelmente as leis no Brasil são difíceis de serem aplicadas, a não ser quando os beneficiários são os cofres municipal, estadual e federal. Desde 2009 existe a Lei 12.007, de 29 de julho, que obriga a emissão de declaração de quitação anual de débitos pelas pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos e privados. A lei diz ainda que deverá ser encaminhada sempre no mês de maio do ano seguinte. Por que prefeituras, Sabesp, AES Eletropaulo, operadoras de telefonia fixa e móvel, cartões de crédito e outros serviços não enviam o recibo de quitação para os consumidores? Cadê o Procon e o Ministério Público, que não estão vendo isso? É um desrespeito ao cidadão! Deixe de pagar nas datas dos vencimentos para ver o que acontece, juros e multa! O que o consumidor tem direito pelo descumprimento da referida lei? Este é o Brasil, o País de leis que funcionam só para punir pobres.

Ailton Gomes, Ribeirão Pires

Avenida dos Estados

É com indignação que venho me reportar por meio deste prestigiado Diário quanto aos acidentes ocorridos na Avenida dos Estados, trecho em Santo André, ao longo do muro da UFABC. Já presenciei quatro acidentes graves logo após a entrada do Carrefour até a Rua Santa Adélia em dois anos. Não é preciso ser engenheiro para notar o grande erro em desnível na pista, que, se não provoca, colabora para esses acidentes, causando grandes transtornos aos munícipes e também aos estudantes da UFABC. Será que a Prefeitura de Santo André não sabe desse problema, ou apenas fecha os olhos? Ou só quer instalar os radares móveis par achacar o bolso do contribuinte? Esses acidentes podem gerar grandes indenizações viu, Prefeitura de Santo André?

Valdemir Antônio Spineli, São Bernardo

Indignada

Não posso deixar de manifestar minha indignação diante da condenação de José Dirceu e José Genoino, que merecem o maior respeito de todos os que se dizem cidadãos brasileiros, de todos que gozam hoje da democracia e ao menos de alguma liberdade! Os dois condenados não mediram esforços na luta contra a ditadura, colocando suas vidas em risco, perdendo a liberdade de viver em seu próprio País, com suas famílias, sendo exilados, perdendo a noção de seu próprio ser. É com grande dor, frustração e até com vergonha de ser brasileira, que vejo a reação conformista e até satisfatória de muitos brasileiros. Assisti a grande parte do julgamento ao vivo, e vi com admiração a defesa corajosa muito bem feita pelo revisor do STF e tive esperança de que todos os juízes o acompanhassem, porque eu entendia que sem provas não poderiam condenar alguém. Infelizmente o resultado foi outro. Vi Dirceu e Genoino tristes. Deixo aqui meu pedido de perdão, por não estar conseguindo fazer nada que os ajude, e o meu muito obrigada, por meus filhos serem hoje cidadãos livres e por nunca terem precisado se separar de mim ou de terem sofrido e vivido os momentos horríveis que vocês viveram. Obrigada, José Dirceu e José Genoino!

Neuza Oliver Franqui, Pinhalzinho (SP)

Autos

Parabéns pela reportagem ‘Estudo aponta gostos femininos', pesquisa da Renault sobre as preferências das mulheres no design de veículos (Automóveis, dia 18/4). Usei-a para abordar tema na faculdade sobre o gosto das mulheres ao design e ganhei nota máxima! Muito boas também as reportagens do teste do mercedinho e sobre a fábrica da Honda no interior paulista. Atualmente trabalho em uma montadora em São Bernardo e desejo ter maior contato com o mundo de testes e avaliações de veículos, e além de gostar de carros e caminhões tenho fascinação por motos. Sou estudante de Design de Interiores e estou focando em desenvolvimento de veículos. Por isso, montadoras, gostaria de realizar um sonho, que é conhecer a dinâmica de se fazer teste de avaliação de veículos ou motos. Parabéns à equipe do Diário!

Reinaldo Lobo, São Bernardo

País festeiro

Tem uma propaganda que diz que no Brasil tudo é motivo para festa com a aproximação da Copa do Mundo. Realmente devemos ter muito a comemorar, pois somos campeões em acidentes de trânsito, homicídios, corrupção, analfabetismo, maus-tratos com idosos, Saúde pública no buraco, maior arrecadador de impostos, transporte público falido, combustível caríssimo, entre muitas outras coisas. Mas em festa mesmo está o Supremo Tribunal! Nossos ministros estão condenando os envolvidos no Mensalão. Vamos torcer e fazer a maior festa se eles forem para a cadeia.

Flávio Giroldo, Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;