Economia Titulo Na pandemia
Governo estende prazo para redução de salário e jornada

Decreto que será publicado hoje prorroga autorização a empresas até 31 de dezembro

Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
14/10/2020 | 00:06
Compartilhar notícia


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou, na noite de ontem, decreto que autoriza a prorrogação, por mais dois meses, da redução de salários e jornada de trabalho. Trata-se da terceira extensão do prazo de validade das ferramentas criadas pela MP (Medida Provisória) 936 com o objetivo de manter os empregos durante a crise desencadeada pelo novo coronavírus. A decisão do governo será publicada hoje no Diário Oficial da União.

A MP dá aos empregadores a opção de suspender os contratos de trabalho ou reduzir, de forma proporcional, os salários e a jornada de trabalho em 25%, 50% ou até 70%. O governo compensa a redução ou a suspensão dos rendimentos até o valor limite teto do seguro-desemprego (R$ 1.813,03).

Como a MP foi editada em abril, as empresas poderão lançar mão das ferramentas, ao todo, por até oito meses. E, em troca, o governo cobra das companhias a estabilidade no posto de trabalho pelo mesmo tempo em que obteve o benefício. O prazo atual terminaria em outubro, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia anunciado que o programa seria estendido até 31 de dezembro.

NA REGIÃO

Até o fim de agosto, 238.867 trabalhadores no Grande ABC estavam incluídos em acordos do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, previsto na lei 14.020, anteriormente MP 936. O número representa cerca de um terço dos profissionais com carteira assinada da região que, segundo dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), totaliza 736.374 empregados. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;