Cultura & Lazer Titulo
Michael Bay é o mestre da arte de destruir
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
14/10/2003 | 19:26
Compartilhar notícia


Em sua passagem pelo Rio, há duas semanas, para promover Violação de Conduta, o astro Samuel L. Jackson defendeu os filmes de ação que protagoniza com uma brincadeira. “Com as novas tecnologias usadas no cinema, as explosões estão cada vez melhores”, disse. Jackson nunca trabalhou com Michael Bay, mas em matéria de destruição não há melhor diretor em Hollywood do que o realizador de Armageddon e Pearl Harbor. Bay é criador inclusive uma franquia cujo objetivo maior é mostrar o que há de novo nesse ramo específico dos efeitos especiais: a de Bad Boys.

No primeiro filme, de 1995, a dupla de policiais exibidos formada por Will Smith e Martin Lawrence estava atrás de um carregamento milionário de heroína. O tempo passou e não só a droga da vez mudou – a investigação, agora, envolve traficantes de ectasy –, mas como a ordem dos nomes na lista de créditos. Smith, então um novato, era o coadjuvante de Lawrence, que já era um comediante de TV mais ou menos badalado nos Estados Unidos, apesar de completamente desconhecido no Brasil.

Aconteceu, após Bad Boys, o estrondoso sucesso de Independence Day, que catapultou Smith para a fama, e outros arrasa-quarteirões protagonizados por ele, como MIB – Homens de Preto e Inimigo do Estado. Em Bad Boys 2, que está em cartaz na região, portanto, ele é um astro absoluto, e Lawrence só funciona de escada para suas estripulias.

Enquanto Bad Boys, que marcou a estréia de Bay na direção, fez sua pequena contribuição ao cinema de entretenimento – à época, um blockbuster protagonizado por dois atores negros era uma novidade –, Bad Boys 2 é atrativo só para quem está interessado na melhora das técnicas usadas nas cenas de ação. Elas são impecáveis, e extremamente cansativas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;