Economia Titulo Seu bolso
Juros do empréstimo pessoal ficam estáveis em março
Por Alexandre Melo
14/03/2012 | 06:58
Compartilhar notícia


As taxas de juros nas instituições financeiras ficaram estáveis neste início de mês na comparação com fevereiro. Pesquisa da Fundação Procon-SP mostra que os juros para empréstimos pessoais no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander se mantiveram em 5,87% ao mês.

O mesmo não aconteceu em relação à taxa do cheque especial, que sofreu leve aumento de 0,01 ponto percentual, para 9,54% ao mês. O acréscimo foi motivado por reajuste do HSBC, que alterou a taxa de 9,95% para 9,98%, variação de 0,03 ponto percentual. Nas demais instituições não houve mudança.

Para a assessora técnica do Procon-SP Cristina Rafael Martinussi, o resultado do estudo sinaliza que o mercado financeiro está mantendo a cautela, apesar dos sucessivos cortes da taxa básica de juros, a Selic, promovidos pelo Banco Central. "Apesar da redução da Selic, os juros no Brasil continuam os mais altos do mundo. Portanto, o consumidor deve ser a cauteloso e verificar a real necessidade na contratação do empréstimo."

Os dados pesquisados pela entidade consideram as taxas máximas pré-fixadas para clientes pessoa física não preferenciais, independentemente do canal de contratação. Para o cheque especial foi considerado período de 30 dias e para o empréstimo pessoal, o prazo de contrato é de 12 meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;