Política Titulo Diadema
Fiador de Lauro em 2012 adere campanha eleitoral de Vaguinho

David Schmitd foi secretário do prefeito de Diadema, rompeu com o verde em 2013 e acredita em eleição aberta

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
30/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Um dos principais articuladores da campanha do então vereador Lauro Michels (PV) à Prefeitura de Diadema em 2012, David Schmitd se filiou ao PRB para auxiliar a campanha de Vaguinho do Conselho (PRB), parlamentar que tenta repetir a trajetória do verde e chegar ao governo municipal. Ele, entretanto, vê situações distintas.

“Lauro é Lauro e Vaguinho é Vaguinho. Além disso, em 2012, víamos que eram poucos os candidatos, o PT concentrou a maioria da classe política (em sua órbita eleitoral). Agora, o que se vê é número maior de candidatos. Talvez a única coisa que se pode colocar de igualdade é que os dois eram vereadores. Mas só isso”, avaliou Schmitd.

Dono de uma das mais tradicionais empresas de segurança da cidade, Schmitd esteve na retaguarda do projeto eleitoral de Lauro, que enfrentava resistência até mesmo no PV – a ex-deputada estadual Regina Gonçalves negociou até o último minuto assumir a candidatura ou se aliar a outra empreitada política. Schmitd atuou nos bastidores em busca de colaboração financeira para o verde, que à época desafiava histórico de triunfos petistas. Lauro foi eleito no segundo turno contra o então prefeito Mário Reali (PT), que lutava pela reeleição.

Depois do triunfo, Lauro nomeou Schmitd para a Secretaria de Transportes. A boa relação, porém, durou seis meses. Schmitd reclamou do prefeito sobre privilégios a alguns diretores da Pasta e foi demitido em junho de 2013. No mesmo ano, se filiou ao PMDB, lançou candidatura a deputado estadual em raia de oposição ao verde – recebeu 6.658 votos, sendo 4.492 em Diadema.

“Não avalio que vou enfrentá-lo. Gosto dele. É uma pessoa boa, com bom coração. Mas é muito mal assessorado”, disse o ex-secretário, que revelou manter contato com o prefeito. “Politicamente ele não foi o que prometia. Não fez coisas que batiam com aquilo que acredito. A política é assim mesmo.”

Schmitd assegurou que Vaguinho estará nas urnas em outubro e não vai ceder às pressões do governo para se alinhar com Lauro Michels já no primeiro turno – no mês passado, republicano e verde conversaram sobre a possibilidade de Vaguinho ser vice do chefe do Executivo. “O jogo está aberto. Claro que quem tem a máquina na mão é como jogar em casa. Tem a torcida e o campo. Mas o Mário conhecia (a máquina) e perdeu”, adicionou.

POSSIBILIDADE
A entrada de Schmitd no PRB no mês passado foi cercada por muita repercussão e expectativa. De imediato, seu nome ganhou força internamente para ser o número dois na chapa majoritária da legenda. Também são cogitados para o posto de vice os vereadores Ricardo Yoshio (PRB) e Cida Ferreira (PMDB). A peemedebista é a favorita, principalmente após manifestar desejo em não concorrer mais ao Legislativo.

Entretanto, a discussão em torno da formatação da dupla a representar o projeto do PRB ficou em segundo, após os diálogos de aproximação entre Vaguinho e Lauro já no primeiro turno. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;