Internacional Titulo
Ivanov: Moscou não utilizará armas nucleares preventivamente
Da AFP
10/10/2003 | 08:23
Compartilhar notícia


A Rússia não utilizará armas nucleares de forma preventiva, mas se reserva ao direito de usar forças militares convencionais preventivamente, disse nesta quinta-feira o ministro russo da Defesa, Sergei Ivanov. Ele participou de uma reunião com seus homólogos da Otan, nos Estados Unidos.

Ivanov negou as informações divulgadas na semana passada de que Moscou defenderia a realização de ataques nucleares preventivos sob certas condições, como parte de sua nova estratégia de segurança nacional.

"A Rússia ainda considera as armas nucleares como um meio de dissuasão política, mas não vemos cenário ou situação em que utilizaríamos este tipo de arma primeiro", disse Ivanov à imprensa americana. Mas o ministro russo salientou que Moscou não renunciará ao direito de usar preventivamente forças convencionais contra outro país.

Ivanov está em Colorado Springs para o encontro informal de ministros da Defesa da Otan, que teve início na véspera com um seminário confidencial, simulando uma situação de crise exigindo a reação militar da Aliança.

O ministro disse que informou a seus homólogos sobre as condições em que a Rússia reagiria com ataques militares preventivos e destacou que seu país considera as ex-repúblicas soviéticas "uma importante e delicada esfera de segurança". Os ministros reagiram de forma "compreensiva", revelou Ivanov.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;