Diarinho Titulo Roteiro
Catavento tem exposição sobre cheiros
Por Do Diário do Grande ABC
07/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Os cheiros são tão importantes para as pessoas quanto as emoções. Além de cada um ter a própria essência, eles podem acionar lembranças imediatamente.

É possível aprender mais sobre o assunto ao visitar o Espaço do Olfato, no Catavento Cultural e Educacional (Praça Cívica Ulysses Guimarães. Tel.: 3315-0051), em São Paulo. Logo na entrada da exposição tem máquina de experimentar cheiros e quadros informativos que explicam o funcionamento do olfato e contam algumas curiosidades. O visitante descobrirá, por exemplo, que o ser humano é capaz de identificar cerca de 10 mil odores diferentes. E também, que os neurônios que detectam cheiros vivem 40 dias em média e são substituídos por células novas.

A máquina, que pode ser considerada uma engenhoca, tem quatro saídas – cada uma com um perfume diferente dentro. Em baixo de todas contém a descrição do cheiro que será sentido. Eles são divididos em duas categorias. A dos ‘normais’ é a essência amadeirada (de madeira) e a floral (das flores), que são perfumes que cada um geralmente tem a sua preferência.

Enquanto a outra é da lembrança. Ela tem o cheiro de terra molhada, que remete à chuva, e talco de neném, que traz lembranças da infância,

O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Ingresso: R$ 3 e R$ 6.


Veja o que mais vai rolar nesta semana

Meu Sonho Era... é o espetáculo de circo com a palhaça Maria Eugênia, que inventa histórias e manipula objetos tirados de sua mala. Ocorre hoje (7), às 16h, no Sesc Ipiranga (R. Bom Pastor, 822, tel.: 3340-2000), em São Paulo. Grátis. Aos domingos até dia 28.

O Projeto Pipoca comemora o aniversário de Mauá hoje (7) com a exibição de Brasil Animado às 10h, na EM Cora Coralina (Rua São João, 876), e Tainá 3 – A Origem às 14h, na EM Guilherme Primo Vidotto (Rua Pedro Garcia Fernandes). Grátis.

Pandas Gigantes com Nigel Marven estreia quinta (11), às 20h, no Animal Planet . No programa, o biólogo realiza os sonhos da infância ao viajar à China e brincar com um filhote de panda, além de viver outras experiências e aventuras em contato com a natureza.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;