Claúdio Conz Titulo
Educação corporativa no setor

Nosso foco sempre foi o de desenvolver um constante aprendizado, oferecendo ao profissional a possibilidade de se manter competitivo em sua carreira

Por Cláudio Conz
15/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Dando continuidade ao tema da qualificação profissional do setor da construção civil, gostaria de comentar sobre o papel das universidades corporativas, em especial no segmento do qual faço parte. Ainda em 2003, a Anamaco decidiu ir mais a fundo no conceito de educação corporativa, com a criação da Universidade Anamaco. O nosso foco sempre foi o de desenvolver um constante aprendizado, oferecendo ao profissional a possibilidade de se manter competitivo em sua carreira. Assim, através da nossa universidade poderíamos disseminar o processo de aprendizagem de forma compatível com os interesses, objetivos e estratégias das empresas do setor.

O primeiro curso foi o de MBA em Gestão Empresarial Avançada, voltado para o segmento de material de construção em convênio com Faap, em São Paulo. Com o grande êxito da primeira turma, logo foi lançado o curso de graduação em Gestão de Varejo para Material de Construção, em convênio com a UniRadial. O terceiro curso foi o de MBA Profissional de Varejo de Material de Construção, também em convênio com a Faap. Todos os cursos formaram turmas e foram avaliados pelos alunos.

Com a experiência adquirida, decidimos apostar em uma sede própria, que pudesse ter um ambiente mais parecido com o que os nossos alunos atuavam. E aí tivemos a ideia de unir o projeto Universidade Anamaco ao projeto Loja Escola. A junção aconteceu em março de 2009 quando, em parceria com a Faculdade América do Sul, foi lançado o primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Estratégica para o Segmento de Material de Construção. As aulas passaram a ser ministradas na sede da Loja Escola, que era o local ideal para reunir a teoria e a prática em um só ambiente.

A primeira turma foi formada por funcionários de lojas de material de construção e indústrias parceiras; além de associados do sistema Anamaco/Fecomac/Acomac. A grade de professores foi toda composta por mestres e doutores que lecionaram em faculdades renomadas como FGV, ITA e ESPM, sob a coordenação acadêmica do professor Joaquim Ramalho, do ITA. Também convidamos profissionais atuantes no mercado para colaborar com a formação dos alunos. Nos últimos meses ministraram aulas aos nossos alunos o copresidente da Dicico, Jorge Letra, o diretor-geral da C&C Casa e Construção, Jorge Gonçalves Filho, entre outros.

Acredito que essa seja uma experiência de sucesso, que pode ser implementada em outros setores. A criação de uma universidade corporativa é fundamental para a qualificação do varejo de material de construção e também pode fazer a diferença para outras empresas e entidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;