Política Titulo Diadema
PSDB regional exige que Zé Augusto seja candidato

Em crise com Lauro, gerência do Grande ABC cita respaldo estadual para pedir empreitada em Diadema

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
20/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O PSDB da região anunciou que vai trabalhar pelo lançamento da candidatura própria à Prefeitura de Diadema, em detrimento ao apoio à reeleição do prefeito Lauro Michels (PV). A coordenação regional adiantou que a prioridade a partir de agora é oficializar o ex-prefeito e atual vereador José Augusto da Silva Ramos (PSDB) como candidato ao Paço, rivalizando com o Lauro. Zé Augusto, que preside o PSDB diademense, se coloca como pré-candidato a vereador e já havia confirmado adesão incondicional ao chefe do Executivo, mesmo sem a indicação de vice.

O tucanato, que até então admitia Diadema como a única sem projeto próprio ao Paço em todo o Grande ABC, argumentou que a mudança de postura é atribuída ao comportamento de Lauro. Coordenador regional da legenda, Márcio Canuto disparou várias críticas ao chefe do Executivo. Para ele, o fato de Lauro não oficializar o PSDB na chapa majoritária é “desrespeitoso”. “Vim hoje (ontem) a Diadema com o objetivo e com o respaldo da executiva estadual (presidida pelo deputado estadual Pedro Tobias) de encaminhar ao diretório municipal que indique a candidatura do Zé Augusto ou de outra pessoa. Não podemos deixar que tratativa política seja lidada dessa forma. O partido abriu mão de seu projeto. Tem defendido e atuado no governo e a indicação da vice não está segura. O diretório precisa se posicionar.”

O dirigente esteve ontem na cidade, durante sessão na Câmara, para se reunir com a cúpula tucana, mas Zé Augusto não compareceu ao Legislativo. Além do respaldo da executiva estadual, Canuto citou resolução interna do partido. “Tenho um trabalho de muitos anos do partido e o principal objetivo sempre foi fortalecer nossa marca em projetos eleitorais. Não posso assistir a esse desrespeito (do Lauro)”, comentou ele, indicando itens da cartilha do tucanato que descrevem autonomia do diretório estadual sobre a direção municipal em eventual discordância sobre composição política. Canuto havia sugerido que o caso é passível de intervenção.

Na semana passada, o dirigente tucano e Lauro tornaram público desentendimento. O prefeito diademense chegou a afirmar “não dever satisfação” ao dirigente e que não tinha acordo para alocar o PSDB em sua chapa, embora, no fim do ano passado, tenha prometido o posto à alta cúpula do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Vice-presidente do PSDB em Diadema, o presidente da Câmara, José Dourado, contemporizou o embate. “Foi conversa amistosa. Não existe pressão. Não acredito em intervenção.”

O PSDB é um dos cotados a ocupar a vaga de vice de Lauro. A ex-vereadora Maridite Cristóvão de Oliveira teve o nome lembrado, porém, recusou. Os vereadores Márcio da Farmácia (PV) e Vaguinho do Conselho (PRB) estão na lista de Lauro.

Procurado, Zé Augusto não foi localizado para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;