Política Titulo Prestigiado
Pivô do Mensalinho, Edgar Nóbrega continua no PT

Ex-vereador de S.Caetano mantém influência e presta serviços à administração petista de Osasco

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
24/05/2015 | 07:18
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Protagonista do polêmico caso de compra de oposição branda na Câmara de São Caetano, o chamado Mensalinho, o ex-vereador Edgar Nóbrega segue filiado e prestigiado pelo PT. A determinação da legenda foi afastar o ex-parlamentar das atividades partidárias quando a história veio à tona em plena campanha eleitoral pelo Palácio da Cerâmica, em 2012, até que as apurações da sigla, do Paço e do Ministério Público fossem concluídas. Nenhuma investigação apontou irregularidade, apesar da denúncia ter sido motivada por vídeo publicado em redes sociais na internet, que mostrou claramente a negociação do petista com o ex-secretário de Governo Tite Campanella (à época no DEM).

A informação que corria no meio político de São Caetano era a de que Edgar estava, de fato, fora do PT. No entanto, certidão emitida pela TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que o ex-vereador permanece filiado ao partido, sem interrupção, desde abril de 1999. Presidente do diretório petista de São Caetano, Márcio Della Bella, que substituiu o ex-parlamentar do cargo, confirmou que nunca houve desfiliação.

“O Edgar estava em comissão de ética e ficou afastado das atividades partidárias até que a situação dele fosse regularizada, acompanhando o caso do Ministério Público, onde a investigação foi arquivada. Temos respeito por ele, é um companheiro que ajudou a construir o nosso partido e não temos nada contra ele. Mas hoje é filiado como outro qualquer, está distante das discussões e não tem mais cargo na direção do diretório.

Além de se manter no PT, o pivô do Mensalinho mantém prestígio junto a partidários e aliados. De propriedade de Edgar, a empresa Nóbrega Desenvolvimento Ltda., criada ainda em 2012, informa em seu site institucional prestar serviços à prefeitura de Osasco, gerida pelo petista Jorge Lapas, e aos sindicatos dos Metalúrgicos de Osasco e Região, dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá e Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo. A página da empresa dá publicidade ao evento de desenvolvimento econômico, tocado em parceria com Lapas.

O vídeo que tirou o PT da disputa pela Prefeitura em 2012 mostrou Edgar negociando repasse de R$ 100 mil para vencer eleição interna do partido em 2009 com 600 votos (obteve 609), além de Mensalinho de R$ 10 mil para garantir oposição branda no Legislativo. As imagens foram divulgadas pelo então candidato a vereador, que venceu a disputa, Eder Xavier.

Tite Campanella foi exonerado pelo então prefeito José Auricchio Júnior (PTB) no mesmo dia da divulgação do vídeo. A sindicância interna afirmou que o ex-secretário, responsável pela gravação, conduziu a conversa para incriminar Edgar em vingança a requerimento que o ex-vereador cobrava dados de viagem a Miami, nos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;