Automóveis Titulo Ônibus
Ecológico e silencioso
Por Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
17/11/2010 | 07:00
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Reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, economizar combustível e chamar menos atenção por onde passa. Estas são características do projeto Ônibus Híbrido da Volvo Bus Latin America. Equipado com dois motores, um movido a biodiesel e outro a energia elétrica, o veículo passou por testes em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

O presidente da empresa, Luis Carlos Pimenta, é direto quanto ao preço. "Não teremos valores até o encerramento dos testes no Brasil. Mas deverá custar cerca de 50% a mais que um ônibus equivalente movido a diesel."

Caro para as companhias de ônibus, barato para a saúde do País. A promessa da empresa, após realizar testes com o modelo que já circula na Europa, é a redução entre 80% e 90% da emissão de poluentes. Também há decréscimo nos ruídos.

E o responsável pela façanha é o motor elétrico I-SAM (Integrated Starter Alternator Motor). Com potência correspondente a 160 cv e torque de 81,5 mkgf, o propulsor é responsável pelas arrancadas do híbrido. De 0 a 20 km/h, ele atua sozinho. Seu companheiro movido a biodiesel fica completamente desligado neste espaço de velocidade. Entra em ação apenas após os 20 km/h, com seus 210 cv.

ELÉTRICO - De acordo com Pimenta, o maior investimento da Volvo foi feito no desenvolvimento de tecnologia para que a necessidade de ligar o propulsor na tomada fosse excluída.

O sistema elétrico é complexo, porém seu funcionamento nem tanto. O freio é a fonte de energia. O motor absorve a energia criada pelas frenagens, a envia para a bateria de íon de lítio com 600 volts, que por sua vez preserva a carga por pequeno tempo. A descarga ocorre na aceleração.

"Como a bateria carrega rápido, o melhor desempenho do motor ocorre quando o ônibus arranca e para, arranca e para", afirma o engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America, Fábio Lorençon.

A ideia de aproveitar a energia da frenagem foi baseada em pesquisas da Volvo no mundo. Segundo Lorençon, 76% das perdas de combustível dos ônibus que rodam em áreas urbanas são provenientes do excesso da utilização do freio. "Então suprimos este gasto com eletricidade", diz.

COMBUSTÍVEL - No embalo da redução de gastos, Pimenta afirma que, nas experiências europeias, o híbrido atingiu até 43% de economia de combustível. Porém a expectativa para o Brasil é que a queda não supere os 35%. "Tudo vai depender da topografia em que o veículo rodar", afirmou.

Outros pontos que auxiliam o menor consumo de biodiesel são a direção e sistemas auxiliares, ambos elétricos. "Reduzem o consumo, melhoram o desempenho do veículo e possibilitam o desligamento completo do motor diesel", detalha Lorençon.

O objetivo da empresa, com o modelo, é a fabricação completa na unidade de Curitiba. Mas Pimenta não arrisca datas. "É difícil, pois lá fora eles produzem o ônibus inteiro. E aqui temos a capacidade de montar, por enquanto, o chassi", acrescenta. Ele declara que a comercialização no País, se os testes forem positivos, começa em 2012.




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