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Estilo para quatro


Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

30/06/2010 | 07:05


 

Com proposta um pouco mais despojada que a de seu irmão Coupé, o A5 Sportback é uma ótima opção para quem quer desempenho, esportividade e design atraente, com um preço bem mais em conta.

Por R$ 189 mil - R$ 70,5 mil a menos que o cupê de duas portas -, é possível desfrutar do competente motor 2.0 TFSI, com injeção direta de combustível e turbocompressor com o sistema AVS (Audi Valvelift System), que controla a abertura e fechamento das válvulas de admissão, melhorando o consumo e resposta ao acelerador (o motor do Coupé é 3.2 V6 FSI).

Segundo a Audi, como a injeção direta resfria a câmara de combustão, foi possível adotar um maior índice de compressão para aumentar a eficiência do motor.

O câmbio é automático de oito velocidades, de variação contínua de marchas, com opção de trocas sequenciais por meio da alavanca ou por aletas no volante.

O casamento perfeito entre o propulsor e a transmissão proporciona ótimas saídas e retomadas. O bloco responde prontamente às solicitações do acelerador. A estabilidade e dirigibilidade também agradam.

Internamente, destaca-se a ergonomia. O banco praticamente veste o motorista e tem ajustes elétricos para que se encontre a melhor posição tanto para o condutor como para o passageiro da frente.

Os comandos do computador de bordo, do equipamento de som e do controlador de velocidade estão no volante.

Atrás, há bom espaço para dois adultos, com dois cintos de segurança de três pontos retráteis e dois apoios de cabeça.

DESIGN
O visual do A5 Sportback agrada muito. Na lateral, as vistosas rodas de 18 polegadas são emolduradas por vigorosa carroceria e pela disposição esguia das janelas laterais. A coluna C integra-se à estreita terceira janela como uma extremidade voltada para cima - uma homenagem ao Audi 100 Coupé S, de 1969.

Na dianteira, destaca-se o conjunto óptico com faróis que têm lâmpadas de bi-xenonio e LEDs posicionados em forma de arco como equipamento de série.

Na traseira, a terceira luz de freio está integrada ao contorno do veículo, com 24 LEDs que geram faixa contínua de luz, em lugar de uma série de pontos.

Os espelhos externos têm indicadores de direção com LEDs e dão um toque a mais de refinamento.

EQUIPAMENTOS
O cupê de quatro portas vem bem equipado. Traz ESP (sistema eletrônico de estabilidade) com bloqueio eletrônico do diferencial do eixo dianteiro, que oferece maior agilidade em curvas rápidas graças a pequenas frenagens da roda dianteira (a que está do lado de dentro da curva).

Há também o sistema de recuperação de energia, que aproveita a energia cinética durante a desaceleração. Nas reduções de velocidade e frenagens, o alternador converte a energia do movimento em eletricidade, que é armazenada na bateria. Quando o carro é acelerado novamente, a bateria devolve a energia armazenada, melhorando o consumo.

A lista de itens de série inclui ainda ajuste lombar elétrico, ar-condicionado automático, teto solar, sensor de estacionamento frontal e traseiro, air bags frontais e laterais dianteiros, faróis e luzes de neblina, sistema Infotainment com tela colorida de 6,5 polegadas, com informações de áudio, ajuste de temperatura e sistema de auxílio ao estacionamento.

Números

MOTOR - 2.0 TFSI a gasolina

POTÊNCIA - 211 cv

TORQUE - 35,5 mkgf entre 1.500 e 2.400 rpm

ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H - 7,4 segundos

VELOCIDADE MÁXIMA - 234 km/h

COMPRIMENTO - 4,71 metros

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS - 2,81 metros



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Estilo para quatro

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

30/06/2010 | 07:05


 

Com proposta um pouco mais despojada que a de seu irmão Coupé, o A5 Sportback é uma ótima opção para quem quer desempenho, esportividade e design atraente, com um preço bem mais em conta.

Por R$ 189 mil - R$ 70,5 mil a menos que o cupê de duas portas -, é possível desfrutar do competente motor 2.0 TFSI, com injeção direta de combustível e turbocompressor com o sistema AVS (Audi Valvelift System), que controla a abertura e fechamento das válvulas de admissão, melhorando o consumo e resposta ao acelerador (o motor do Coupé é 3.2 V6 FSI).

Segundo a Audi, como a injeção direta resfria a câmara de combustão, foi possível adotar um maior índice de compressão para aumentar a eficiência do motor.

O câmbio é automático de oito velocidades, de variação contínua de marchas, com opção de trocas sequenciais por meio da alavanca ou por aletas no volante.

O casamento perfeito entre o propulsor e a transmissão proporciona ótimas saídas e retomadas. O bloco responde prontamente às solicitações do acelerador. A estabilidade e dirigibilidade também agradam.

Internamente, destaca-se a ergonomia. O banco praticamente veste o motorista e tem ajustes elétricos para que se encontre a melhor posição tanto para o condutor como para o passageiro da frente.

Os comandos do computador de bordo, do equipamento de som e do controlador de velocidade estão no volante.

Atrás, há bom espaço para dois adultos, com dois cintos de segurança de três pontos retráteis e dois apoios de cabeça.

DESIGN
O visual do A5 Sportback agrada muito. Na lateral, as vistosas rodas de 18 polegadas são emolduradas por vigorosa carroceria e pela disposição esguia das janelas laterais. A coluna C integra-se à estreita terceira janela como uma extremidade voltada para cima - uma homenagem ao Audi 100 Coupé S, de 1969.

Na dianteira, destaca-se o conjunto óptico com faróis que têm lâmpadas de bi-xenonio e LEDs posicionados em forma de arco como equipamento de série.

Na traseira, a terceira luz de freio está integrada ao contorno do veículo, com 24 LEDs que geram faixa contínua de luz, em lugar de uma série de pontos.

Os espelhos externos têm indicadores de direção com LEDs e dão um toque a mais de refinamento.

EQUIPAMENTOS
O cupê de quatro portas vem bem equipado. Traz ESP (sistema eletrônico de estabilidade) com bloqueio eletrônico do diferencial do eixo dianteiro, que oferece maior agilidade em curvas rápidas graças a pequenas frenagens da roda dianteira (a que está do lado de dentro da curva).

Há também o sistema de recuperação de energia, que aproveita a energia cinética durante a desaceleração. Nas reduções de velocidade e frenagens, o alternador converte a energia do movimento em eletricidade, que é armazenada na bateria. Quando o carro é acelerado novamente, a bateria devolve a energia armazenada, melhorando o consumo.

A lista de itens de série inclui ainda ajuste lombar elétrico, ar-condicionado automático, teto solar, sensor de estacionamento frontal e traseiro, air bags frontais e laterais dianteiros, faróis e luzes de neblina, sistema Infotainment com tela colorida de 6,5 polegadas, com informações de áudio, ajuste de temperatura e sistema de auxílio ao estacionamento.

Números

MOTOR - 2.0 TFSI a gasolina

POTÊNCIA - 211 cv

TORQUE - 35,5 mkgf entre 1.500 e 2.400 rpm

ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H - 7,4 segundos

VELOCIDADE MÁXIMA - 234 km/h

COMPRIMENTO - 4,71 metros

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS - 2,81 metros

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