Cultura & Lazer Titulo Materiais reciclados
Mais racionalidade para casas populares
Júlia Faria
Ciência Hoje/RJ
04/01/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


O uso de painéis de concreto modulares na execução de paredes e tetos de construções pode representar economia significativa. Pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo), desenvolveu painéis alveolares - com furos que se estendem de um lado a outro do objeto - a partir da incorporação de materiais reciclados utilizados em embalagens, também de concreto reforçado com barras de fibra de vidro.

Essa alternativa reduz os custos da obra com melhoria da qualidade, o que pode beneficiar programas de construção de casas populares.

"Atualmente, as construtoras utilizam tecnologia importada na construção com painéis de concreto, o que encarece o processo", diz Osny Pellegrino Ferreira, coordenador do projeto.

ECONOMIA E PRATICIDADE - Em comparação aos painéis maciços, o painel alveolar representa uma redução de 40% no volume de concreto empregado durante a construção, sem prejuízos à resistência e estabilidade da estrutura. Além de econômica, a proposta implica a diminuição dos impactos ambientais gerados pela produção de cimento.

O painel pode ser confeccionado em usinas de pré-fabricados ou na forma de pequenos elementos nos próprios canteiros de obras. Devido aos alvéolos internos, as tubulações e demais componentes de instalações hidráulicas e elétricas podem ser embutidos no interior do painel antes da concretagem. Além disso, a necessidade de revestimento é eliminada e é possível seguir imediatamente para a fase de pintura.

Por enquanto, os componentes foram desenvolvidos apenas em escala de laboratório. O próximo passo é desenvolver protótipos de habitações, testá-los e avaliar o potencial do sistema construtivo para sua transferência ao setor produtivo. Além da Escola de Engenharia de São Carlos, a pesquisa tem a participação de mais dois institutos da USP: a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, que estuda o uso de fibras de celulose nas placas de concreto, e a Escola Politécnica, que avalia o reforço de perfis de aço para os painéis. O projeto é parte do Habitare (Programa de Tecnologia da Habitação), da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;