Economia Titulo
FGV divulga IGP-M hoje e IPC-S na quarta-feira
21/01/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Além do IPCA, dois outros indicadores de inflação serão divulgados nesta semana, ambos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) na semana.

Hoje sai a segunda prévia de janeiro do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado). Na quarta-feira, é a vez do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) da terceira quadrissemana do mesmo mês.

Para o IGP-M, os especialistas já trabalham com projeções mais amenas que as mostradas pelos IGPs em dezembro. Se, no mês passado, os resultados efetivos giravam em torno de 1,5%, para janeiro, as expectativas são de que estes indicadores, ligados fortemente ao atacado, fiquem com altas de 0,6% a 0,75%, principalmente pela expectativa de menor pressão dos preços agropecuários. Na segunda prévia de dezembro, o IGP-M apresentou alta de 1,54%.

Quanto ao IPC-S, o grupo Alimentação ainda vem apresentando um comportamento de alta resistente. Qualquer sinalização de desaceleração pode, entretanto, trazer uma percepção mais otimista para os demais indicadores de inflação ao consumidor. Na segunda medição do mês, o indicador subiu 0,92% ante 0,89% da primeira quadrissemana.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;