Esportes Titulo Vai começar
Ramalhão e Azulão
iniciam caça por acesso

Times do Grande ABC terão a partir deste sábado
o desafio de tentar retornar para a A-1 do paulista

Thiago Bassan
Do Diário do Grande ABC
24/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Vinte clubes e um só objetivo: disputar a elite do futebol paulista em 2015. Assim que começa hoje a Série A-2 do Campeonato Paulista, competição que concede aos quatro primeiros colocados a chance de participar da Primeira Divisão no próximo ano.

O torneio vem com novidades. A começar pelo regulamento. Os clubes se enfrentam em turno único. Os quatro melhores garantem o acesso e não disputarão mais os quadrangulares finais, como era de costume. Por outro lado, os quatro piores serão rebaixados.

O Grande ABC será representado por Santo André e São Caetano. Para o Ramalhão, será a terceira vez em que o time tenta voltar à elite, Já o Azulão volta a disputar a A-2 depois de 15 anos na divisão principal. O clássico do Grande ABC está agendado para o dia 13 de abril no Anacleto Campanella.

Entre os adversários da dupla, estão times de bastante tradição no Estado, como Guarani (finalista do Paulistão duas vezes), São José, Marília e Ferroviária. O Bugre, que caiu no ano passado para a A-2 ao lado do prórprio São Caetano, União Barbarense e Mirassol, é um dos favoritos, junto com outro time de Campinas, o Red Bull, que tem realizado boas campanhas nos últimos anos.

Algumas equipes resolveram apostar em medalhões. É o caso da Itapirense, estreante na competição, que contratou o veterano atacante Finazzi (ex-Corinthians). O União Barbarense não ficou atrás e também trouxe um nome bastante experiente para o setor: Aloísio Chulapa.

O São Bento tem no técnico Paulo Roberto (ex-Santo André) a esperança de conseguir o acesso. Já o Capivariano tem no goleiro Jéfferson, destaque do Água Santa em 2013, a arma para frear o ímpeto dos adversários.

Clubes de força significativa no Estado, como Batatais, Barueri (que já disputou a Série A do Campeonato Brasileiro em 2009), Grêmio Osasco, Rio Branco, Velo Clube, Catanduvense, Monte Azul e Guaratinguetá completam o grupo dos participantes do torneio. 

Sto.André joga todas as fichas na A-2

Ressurgir. Essa é a palavra de ordem no Santo André, que vê na disputa da Série A-2 do Campeonato Paulista a única chance de voltar a figurar entre os grandes do Estado e, assim, ter a possibilidade de retornar ao calendário nacional.
 

 Para isso, o time trouxe jogadores experientes e conhecidos no futebol paulista, como o volante Marcinho Guerreiro, o lateral-esquerdo Renato Peixe, o goleiro Saulo e o atacante Nunes, esse último revelado no próprio clube. O comando é do técnico Roberto Fonseca.


Além dos reforços, permaneceram no clube alguns jogadores que se destacaram na temporada 2013, como o experiente volante Ramalho, o atacante Müller Fernandes e o lateral-direito Felipe Cordeiro.

A estreia será diante do Guaratinguetá, amanhã, às 10h, no Estádio Bruno Daniel, que passou por ampla reforma, ganhou gramado novo e promete ser um dos trunfos do clube na conquista do acesso.

Para a estreia, Fonseca tem algumas dúvidas. O lateral-direito Felipe Cordeiro ainda se recupera de lesão no músculo adutor da coxa direita, enquanto o atacante Nunes aguarda a regularização da documentação na CBF. 
São Caetano traz sete jogadores e novo treinador para voltar à elite

Nada como um ano após o outro. Depois das campanhas vexatórias em 2013, quando foi rebaixado no Campeonato Paulista e na Série B do Campeonato Brasileiro, o São Caetano busca retomar os tempos de glória e, para isso, o acesso à elite do futebol estadual é mais do que palavra de ordem no clube. 
 

Para que o projeto seja concretizado, a diretoria resolveu agir. E trouxe quase um time inteiro para a competição. Sete reforços desembarcaram no Anacleto Campanella. Os laterais Paulo Fernando e Gustavo Goiano, o volante Rodrigo Thiesen, os meias Bruno Lamas, Rafael Alves e Norton, além do volante Clayton. O responsável por tentar recolocar o Azulão na elite será o técnico Nedo Xavier.


“Esse elenco é forte. E o fato de ter um grupo de jogadores menor do que no ano passado facilita muito para nós e a comissão técnica. Tenho certeza de que faremos boa campanha. O São Caetano está na A-2, mas não é time de A-2”, disse o meia Danilo Bueno.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;