Automóveis Titulo Nada de pôneis!
S10 encara Frontier com status de puro-sangue

Chevrolet melhora motor 2.8 a diesel para enfrentar robustez do Nissan e seu bloco 2.5

Por Lukas Kenji
Do Diário do Grande ABC
08/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Nissan debochava da concorrência. Com 190 cv a 3.600 rpm, o motor turbodiesel 2.5 da Frontier (R$ 130.490) era o mais potente da categoria. Os propulsores da concorrência eram formados de meros pôneis malditos, como gostava de zombar a marca japonesa. Mas a brincadeira acabou em 2012, com o lançamento da Ford Ranger e seus 200 cv. A mesma cavalaria dá vida à Chevrolet S10 (R$ 139.790), personagem desafiante deste comparativo.

Em agosto de 2013, uma reformulação deixou para trás o bloco de 180 cv taxado de pônei para o 2.8 turbosiesel, que pode vangloriar-se de um status de puro-sangue por também esbanjar torque. São 51 mkgf a 2.000 giros contra 45,8 mkgf do Nissan, presentes na mesma faixa de rotação.

O líder da categoria – vendeu 54.251 unidades em 2013, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) – conseguiu ainda um melhor gerenciamento do motor por meio de sua transmissão automática de seis velocidades. As trocas são mais bem encaixadas e o bloco ganha mais fôlego com a sexta marcha. Mesmo com uma velocidade a menos, o câmbio da Frontier não faz feio e também dispõe de jogo de cintura. Aliás, o trabalho do trem de força do modelo é menos perceptível em relação ao oponente. Houve melhor isolamento acústico por parte da galera de olhos rasgados. Tá aí uma pitada de contradição visto que conforto e requinte são justamente os preceitos da S10, enquanto o Nissan mantém a personalidade mais rústica das picapes grandes.

Quer mais um pouquinho de contrassenso? Então lá vai: é a Frontier quem dispõe de câmera de ré e ar-condicionado de duas zonas. Mas fica devendo GPS e tela sensível ao toque. Apenas com sensor de estacionamento, a S10 tenta compensar aprumo no oferecimento de leitor de DVD. Apesar de mais moderno, o sistema multimídia do Chevrolet não é intuitivo e a tela é screen de mais e touch de menos.

Mas invadindo a casa do design e acabamento tudo volta ao normal. A Frontier continua com cara mais amarrada e ameaçadora, enquanto a S10 é mais aconchegante e voltada ao luxo.

Seria este o motivo de a líder das picapes custar R$ 9.300 a mais? Também! Pois além de mais simpática a quem gosta de viajar com a família, a picape da GM é mais caprichosa nos materias e no conforto interno. Tem suspensão mais moderna e suave perante o oponente. Outro fundamento, e crucial, está no trem de força. Faz toda a diferença para quem utiliza a picape no campo ter um veículo mais aguerrido e robusto.

VEREDITO

Chevrolet S10 desconta preço R$ 9.300 superior em trem de força mais bem ajustado, mais conforto para a família e acabamento mais moderno. Nissan Frontier, porém, não pode ser desconsiderado por oferecer uma picape de qualidade satisfatória.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;