Memória Titulo
Uma vassoura. Um pintinho. Um charuto

Passeamos pelas imagens que Beltran Asêncio reviveu na sua Semana de Fotografia

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Foi uma semana que passou muito rapidamente esta. E gostosa. Passeamos pelas imagens que Beltran Asêncio reviveu na sua Semana de Fotografia. De 58 fotos recebidas, publicamos 16 com as duas de hoje. Ou seja, sobra um acervo rico que ao longo deste final de ano e de 2009 compartilharemos com prazer com você, leitor.

AS FOTOS
Beltran Asêncio em 1946, defendendo as cores do Juvenil Primeiro de Maio FC, de Santo André, numa excursão a Pederneiras, interior de São Paulo. De goleiro, ele mostra uma flâmula. Nem sonhava em ser fotógrafo profissional. Trabalhava de entalhador, em São Bernardo. Tinha 19 anos de idade.

Na segunda imagem, uma caricatura de Lauro Gomes e a sua marca maior, o charuto.

HISTÓRIA
Havia um banco de jardim na Praça Lauro Gomes, de granito, com uma ilustração política que trazia a vassoura de Jânio Quadros, o pintinho de Carvalho Pinto e o charuto de Lauro Gomes. Que fim levou aquele banco? Vai-se saber. Por certo quem o destruiu não tinha a mínima noção dos símbolos para a própria história brasileira.

José Marqueiz
A missa em intenção do jornalista (ex-Diário) será celebrada hoje, às 16h, na igreja São José Operário: Rua Bela Vista, 215 - Jardim Bela Vista, Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 6 de dezembro de 1978

Mauá - Para o prefeito Dorival Rezende, seus denunciantes são desonestos.

São Caetano - Prefeitura asfaltará trecho da Avenida dos Estados entre a Rua Safira, na Vila Prosperidade, e a divisa com Santo André.

EM 6 DE DEZEMBRO DE...

1868 - Começa a Batalha de Itororó, na guerra do Paraguai.

1958 - Diácono Belisário Marques de Souza é ordenado sacerdote. Toda uma história construída no Grande ABC a partir da sua Mauá.

HOJE

Dia da Finlândia.

SANTOS DO DIA
Dionísia, Majórico e companheiros: Leôncia, Nicolau de Mira (ou de Bari) e Pedro Pascásio (ou Pascoal).

NAS ONDAS DO RÁDIO
USP FM (93,7) - Memória. Um cantor chamado Bob Nelson. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 9h; com reprise amanhã, às 17h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. A história das primeiras emissoras de rádio de São Paulo (último de uma série de cinco programas). Em destaque os primeiros tempos da Band, Nacional e Record. Edição e montagem, Amauri Rodelli; assistente de produção, Débora Raposo; produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 11h30 e às 23h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. Apresentação, Geraldo Nunes, produção, Valéria Rambaldi; mixagens, Anderson Wendell. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h, com reprises às 2ª, 4ª e 6ª feiras, às 2h da madrugada.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. As trilhas dos seriados de TV dos anos 1960: Pica-Pau, Jannie é um Gênio e Os Flinstones. Edith Veiga canta Faz-me rir, em versão de Teixeira Filho e a pedido da ouvinte Yone Dias, da Vila Homero Thon; com Altemar Dutra, Sentimental demais (Jair Amorim e Evaldo Gouveia). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contato por e-mail: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;