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Medicamentos genéricos crescem 23,6% em 2007
Gabriela Gasparin
Especial para o Diário
24/01/2008 | 07:03
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A redução de até 50% no preço dos medicamentos genéricos faz os consumidores optarem cada vez mais pela compra desses remédios. Aumentou em 23,6% as vendas do produto nas farmácias no ano passado na comparação com 2006, o equivalente a R$ 794 milhões.

Os dados são da Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias), que conta com associadas em quase todas as cidades do Grande ABC, menos em Rio Grande da Serra.

O crescimento é bem maior que o observado na comercialização de medicamentos em geral, que teve alta de 14% no período, totalizando R$ 5,7 bilhões. O crescimento das compras de genéricos, no entanto, foi bem maior, de 23,6%.

Para o presidente executivo da entidade, Sérgio Mena Barreto, um dos motivos para a alta é a inclusão das redes no programa Farmácia Popular, que incentiva a venda de genérico e é subsidiado pelo governo. “Do total, 95% das unidades inclusas no programa são da Abrafarma.

Quando o cliente vai à farmácia em busca do genérico, vê que há um remédio para outra enfermidade e acaba comprando”, disse.

Outro motivo é a conscientização cada vez maior do consumidor de que os genéricos são de qualidade e mais baratos. “O aumento da renda do trabalhador, com a estabilização da economia, também colaborou”, explicou Odnir Finotti. vice-presidente da Pró Genérico (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos). De acordo com ele, há genéricos no mercado para praticamente todos os tipos de doenças hoje.

ESPAÇO

Apesar do alto ritmo de crescimento, a participação dos genéricos nas vendas totais das farmácias ainda é pequena, aumentou de 13,96% em 2006 para 14,52% no ano passado.

No mercado em geral, foram comercializadas 1,2 bilhão de unidades de medicamentos de marcas no ano passado, ante 233 milhões de genéricos.

Em valores, os medicamentos genéricos representaram cerca de R$ 3 bilhões e, os de marca, R$ 20,6 bilhões, segundo dados da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa). Em 2006, foram 195 milhões de genéricos vendidos pela indústria, o equivalente a R$ 2,3 bilhões.



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