Cultura & Lazer Titulo
Juíza ameaça acabar com o Napster
Por Das Agências
11/04/2001 | 00:52
Compartilhar notícia


Uma juíza da Corte Distrital americana disse nesta terça-feira que consideraria desativar os serviços do Napster se a empresa não obedecer a ordem de manter as músicas protegidas por direitos autorais fora dos servidores do serviço de troca de músicas.

A juíza Marilyn Hall Patel chamou os esforços da empresa de "vergonhosos", e repreendeu os advogados do Napster por causa da alegação destes de que não tinham como evitar que os usuários compartilhassem músicas protegidas por direitos autorais. "Vocês criaram este monstro, agora lidem com isso", disse a juíza.

A Associação da Indústrtia Fonográfica norte-americana acusa o Napster de desdenhar da ordem emitida pela juíza de 5 de março, para que o serviço separasse a música protegida da não protegida pelas leis de copyright.

A juíza se irritou quando os advogados das empresas fonográficas informaram que milhares de arquivos do famoso clássico de Elvis Presley Jailhouse Rock ainda estão disponíveis no sistema.

Assim como Jailhouse Rock, 84% das músicas registradas ainda estão disponíveis no Napster.

Os advogados do Napster alegaram que a empresa está fazendo todo o possível para cumprir com a ordem, gastando milhões de dólares para filtrar as canções registradas e evitar o download pelos usuários. E ainda acusaram as companhias fonográficas de tentar prejudicar a tecnologia do site ao submeter listas confusas de músicas com copyright.

A juíza anunciou que um "especialista técnico" vai mantê-la informada sobre as tecnologias disponíveis que permitem eliminar do serviço as canções protegidas por copyright.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;