Cíntia Bortotto Titulo
Emprego temporário: como manter?

O fim do ano em geral tem um histórico de aumento de contratação de mão de obra temporária

Cíntia Bortotto
01/11/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O fim do ano em geral tem um histórico de aumento de contratação de mão de obra temporária, principalmente para o comércio e indústria que comercializam produtos sazonais, como panetones, chocolates, sorvetes, brinquedos, etc. Também é um período em que se vende mais itens relacionados ao mercado de limpeza, por exemplo. Logo, diversos segmentos aumentam as contratações, pois há um pico de vendas e, consequentemente, de produção.

O período de fim de ano também representa a última oportunidade de venda para fechar os números do ano, então, é um período em que são oferecidos muitos descontos, principalmente para o varejo. O fato de que muita gente para para viajar entre o Natal e o Ano Novo também é um fator a ser considerado, pois as compras são antecipadas. Portanto, é uma época excelente para vender, produzir e conseguir um emprego nas vagas que surgem.

Quando se consegue um emprego temporário, você será avaliado sob dois aspectos: suas competências, tanto técnicas como comportamentais, e seu desempenho (se você entrega o que foi combinado ou solicitado no prazo estabelecido). Quem se destaca nestes dois aspectos tem mais chance de ser efetivado. Então, o que fazer?

AS ATITUDES DEFINEM SUAS CHANCES

Sempre que algo for pedido, desde que dentro da ética, entregue no menor tempo possível, com a melhor qualidade. Para entregar com qualidade, você deverá demosntrar conhecimento técnico sobre o assunto, além de outras competências valorizadas no mercado, como iniciativa, capacidade de análise, proposição de soluções, facilidade de relacionamento interpessoal, clareza e objetividade na comunicação, capacidade de chamar a responsabilidade para si, entre outras.

Alguns erros básicos podem e devem ser evitados, como atrasos, ausências constantes, falta de iniciativa, falta de comprometimento com prazos e qualidade, falar mal dos outros, entrar em intrigas e fofocas, se relacionar mal com as pessoas.

As reais chances de ser contratado dependem de muitas variáveis, sendo que a principal é haver a vaga. Logo, se o mercado estiver aquecido e a empresa crescendo, é mais provável surgirem oportunidades. Também há a possibilidade de se ter um funcionário desempenhando mal o seu trabalho e, no processo de substituição, já selecionarem o temporário que está se destacando para a vaga, afinal, normalmente esta pessoa já está treinada para a posição, mas o chefe ou superior precisa sentir confiança.

NA VISÃO DO CHEFE

O que mais conta para o patrão ou chefe na hora de manter um funcionário temporário é saber que terá em sua equipe alguém eficiente, em quem ele pode confiar. Ele tem de sentir que pode contar com aquele funcionário para entregar o resultado combinado, esperado e até mesmo superar o resultado.
Para se relacionar bem com chefes e pares, em primeiro lugar pratique a empatia, ou seja, coloque-se no lugar do outro. Também é importante pensar antes de falar, às vezes, calar e não emitir a sua opinião é mais inteligente . Não é necessário perder a espontaneidade ou a capacidade crítica, pois tudo tem o tempo certo para ser dito. Ter esta percepção é importantíssimo para aumentar a sua efetividade nas relações interpessoais.

Também é importante demonstrar atenção ao outro. Todos gostam de se sentir importantes e porque não dizer, únicos. Então, falar bom dia, até logo, convidar alguém do departamento que ainda não tenha almoçado para ir contigo, são comportamentos positivos. Além disso, também é muito válido lembrar o que está acontecendo na vida das pessoas com as quais se trabalha, perguntar de um familiar, ou de um exame médico que foi feito, demonstrando interesse para ajudar a formar um vínculo.

UM ÓTIMO MOMENTO PARA TENTAR
Qual o tipo de empresa pode ter mais vagas efetivas? As companhias que estão crescendo. Essas são as empresas que mais oferecem oportunidades, porque, para darem conta da demanda, estão expandindo suas atividades e contratando. Talvez no início contratem temporários, mas se as vendas se mantiverem, vagas efetivas surgirão.

Conheço várias pessoas que começaram como temporários, foram efetivados e depois de algum tempo, até promovidos. Eu mesma contratei uma pessoa como temporária em seleção no ano passado e a efetivei no fim do período. É muito comum para funcionários que fazem um bom trabalho e entendem a cultura organizacional da empresa conseguirem uma oportunidade, principalmente se entram em empresas que estão em expansão. Portanto, se você não está empregado e está procurando uma chance, acredite que o trabalho temporário pode ser uma boa porta de entrada para o mercado. Faça o seu melhor e conquiste o seu espaço. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;