Internacional Titulo
Avós da Praça de Maio encontram neto número 82 na Argentina
Por Da AFP
14/02/2006 | 19:06
Compartilhar notícia


A organização humanitária Avós da Praça de Maio da Argentina anunciou nesta terça-feira, em entrevista coletiva, a descoberta de outro neto - o número 82 - adotado ilegalmente durante a ditadura (1976/83), quando seus pais, atualmente dados como desaparecidos, estavam seqüestrados.

Sebastián José, 27 anos, é filho de Gaspar Onofre Casado e Adriana Leonor Tasca, que foram seqüestrados entre os dias 10 e 15 de dezembro de 1977 na cidade de Buenos Aires. Na época, a mulher estava grávida de cinco meses. Segundo testemunhos de sobreviventes, Adriana foi vista no centro clandestino de detenção denominado 'La Cacha' e Gaspar, na Escola de Mecânica do Exército.

A presidente das avós, Estela de Carlotto, disse que "aqueles que levaram Sebastián não eram repressores e que o bebê foi entregue a um civil que tinha relação com as forças armadas". Sebastián não participou da entrevista coletiva e pediu que o nome da família que o criou não seja divulgado. Carlotto contou que o rapaz teve dúvidas sobre sua identidade e, em janeiro de 2005, escreveu para a entidade para se certificar de um caso em que era mencionado como possível filho de desaparecidos.

Neste momento, não quis se aprofundar na história, mas interessou-se pouco a pouco pelo caso depois que recebeu um jornal das avós no qual aparecia um relato de sua avó Angela e sobretudo quando viu como era parecido com seu pai desaparecido, cuja foto foi publicada na página da internet da entidade.

Em setembro de 2005, Sebastián decidiu abrir seu dossiê e fazer um exame de DNA, que na quinta-feira passada confirmou com 99,9% de segurança seu pertencimento à família Casado-Tasca. Desde 1977, as avós tentam encontrar cerca de 500 crianças seqüestradas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;