Internacional Titulo
Avioes dos EUA bombardeiam o Iraque
Do Diário do Grande ABC
17/04/1999 | 15:41
Compartilhar notícia


Avioes norte-americanos bombardearam alvos no norte do Iraque neste sábado, depois que foram ameaçados enquanto patrulhavam a zona de exclusao de vôo, disseram funcionários americanos. Esse foi o primeiro bombardeio na área em um mês.

O incidente ocorreu às 6h40 da manha, hora de Brasília, segundo informaçoes do capitao Manning Brown, porta-voz das forças americanas na base aérea de Incirlik, no sul da Turquia. O militar nao deu detalhes.

Na quinta-feira, avioes F-16 americanos e GR-1 britânicos atingiram duas bases de defesa antiaérea iraquiana no sul do Iraque. Todos os avioes voltaram em segurança a suas bases.

Avioes norte-americanos e britânicos têm bombardeado centros de defesa no norte e no sul do Iraque desde que Bagdá advertiu em dezembro que nao admite as zonas de exclusao de vôo. Nao havia incidentes no norte desde março, principalmente por causa de feriados religiosos e a transferência de avioes para os ataques da Otan à Iugoslávia, disse Brown.

As zonas de exclusao de vôo no norte e no sul do Iraque foram instaladas depois da guerra do Golfo de 1991, para impedir que avioes de guerra iraquianos ataquem grupos rebeldes nas duas regioes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;